Cotidiano

Ministério da Saúde quer adotar medicamento anti-HIV para grupo de risco

RIO- O Ministério da Saúde pretende incorporar no Sistema Único de Saúde (SUS) a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) como prevenção da AIDS. A PrEP é o uso sistemático de medicamentos antirretrovirais que servem para evitar a doença. A profilaxia será destinada a indivíduos pertencentes ao grupo de risco para HIV. aids

aids..jpg Segundo o Ministério, um protocolo clínico sobre o tema será encaminhado à Comissão de Incorporação de Tecnologia no SUS (Conitec) até o fim desse ano. A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas sejam atendidas já no primeiro ano de incorporação.

A novidade foi anunciada pela diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, durante sua apresentação na Conferência Internacional de Aids, em Durban, na África do Sul.

Para viabilizar a disponibilização do método, o Ministério financia dois estudos relacionados ao tema. Nas pesquisas, desenvolvidas pela Faculdade de Medicina da USP e pela Fiocruz, os especialistas testam a combinação de tenofovir e emtricitabina.

Adele Benzaken contou ainda que o país está desenvolvendo uma pesquisa compilar dados sobre doenças sexualmente transmissíveis em transexuais e travestis.

No ano passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que os países disponibilizem doses de prevenção para população de risco para HIV, que, de acordo com orientações anteriores, seriam gays, prostitutas e pessoas com parceiros infectados.