Cotidiano

Ministério da Saúde confirma 1.616 casos de microcefalia no país

microcefalia.jpg

RIO ? O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira que 1.616 casos de microcefalia foram confirmados no país até o dia 18 de junho. O número também envolve outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita.

O Nordeste concentra a maior parte dos casos confirmados, com 1.410 (87,4% do total), seguido pelo Sudeste, com 98 (6%), Norte e Centro-Oeste, ambas com 49 (3% cada) e Sul, com 10 (0,6%).

Desde o início das investigação, em outubro do ano passado, 8.039 casos suspeitos foram notificados. Deste total, 3.413 casos foram descartados por apresentarem exames normas, ou por apresentarem microcefalia ou malformações confirmadas por causa não infecciosas. Outros 3.007 continuam sob investigação.

Dos casos confirmados, 233 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para o vírus Zika. O Ministério da Saúde, no entanto, ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. A pasta considera que houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia. Os 1.616 casos confirmados em todo o Brasil ocorreram em 576 municípios, localizados em todas as unidades da federação e no Distrito Federal.

Foram registrados 324 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração no sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação, o que representa cerca de 4% dos casos notificados. Entre as mortes, 86 foram confirmadas para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 182 continuam sob investigação e 56 foram descartadas.