Política

Ministério da Justiça e Segurança Pública inicia segunda edição da Operação Resguardo em todo o país

Ação que tem como objetivo combater crimes de violência contra a mulher é realizada em conjunto com as Polícias Civis de todos os estados e do Distrito Federal

Ministério da Justiça e Segurança Pública inicia segunda edição da Operação Resguardo em todo o país

 

Brasília – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) inicia, nesta segunda-feira (7), a segunda edição da Operação Resguardo, com ações integradas de combate a crimes de violência contra a mulher em todo o país.

A ação será realizada pelas Polícias Civis de todos os estados e do Distrito Federal, sob coordenação da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). A Operação Resguardo tem como objetivo apurar denúncias, instaurar inquéritos policiais e cumprir mandados de prisão.

“Essa Operação demonstra o compromisso do Governo Federal, em conjunto com as forças estaduais, em combater a violência contra a mulher. É preciso que a sociedade se conscientize que esse crime é inadmissível, denuncie, e ajude as forças de segurança a prevenir e reprimir novos casos de violência”, afirma o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

As polícias civis vão atuar, de forma conjunta, na busca de suspeitos de ameaças, tentativas de feminicídio, lesão corporal, descumprimentos de medidas protetivas, estupro, importunação, entre outros crimes.

A operação é uma parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Canais de denúncia

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas por meio do Disque 180 e de canais locais, de forma anônima. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes. Além disso, as delegacias estaduais também receberão denúncias presenciais.

Operação Resguardo

A primeira edição da Operação Resguardo apurou 51.551 denúncias. Quase 190 mil vítimas foram atendidas, 1.431 solicitações de mandados de busca foram expedidos e mais de 10 mil pessoas presas.

Ministério da Justiça