Policial

Ministério da Defesa deflagra Operação Ágata

A fiscalização reforçada da Operação Ágata tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade e reprimir crimes transfronteiriços

Foz do Iguaçu – O Ministério da Defesa lançou, ontem, a 11ª edição da Operação Ágata, com objetivo de reforçar a fiscalização na região da Tríplice Fronteira – Argentina, Brasil e Paraguai. Na região Oeste do Paraná, o Exército, com o apoio de outros órgãos de segurança, montou barreiras em Foz do Iguaçu e Guaíra.

A fiscalização reforçada da Operação Ágata tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade e reprimir crimes transfronteiriços, como o tráfico de pessoas, drogas, armas e munições e o contrabando de mercadorias, e ambientais. A operação começou ontem e segue por tempo indeterminado.

Na região de Foz do Iguaçu, as barreiras serão montadas na Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, e na Ponte Tancredo Neves – ligação com a Argentina. Em Guaíra, o bloqueio ocorre na Ponte Ayrton Senna.

Além destes pontos de fiscalização, militares do Exército reforçaram a barreira montada em São Miguel do Iguaçu, na praça de pedágio da BR-277, onde já está sendo realizada a Operação Muralha. As duas operações acontecem a cerca de 50 dias dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

No restante do País, as áreas de cobertura incluem as regiões limítrofes da Amazônia e as fronteiras oeste e sul. Além das cidades paranaenses, as ações preventivas e de repressão serão realizadas em São Borja, Chuí, Quaraí e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, e São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, totalizando 2,4 mil quilômetros de fronteira cobertos pela operação.