Cotidiano

Mineiro de escola pública passa em Medicina na USP com curso online

Jhosen 1.jpg

RIO ? No trânsito de Belo Horizonte, o estudante Jhosen Congeta, de 27 anos, aproveitava cada minuto parado para estudar. Aluno de escola pública e com o sonho de passar no curso mais concorrido da melhor universidade do país ? Medicina na USP ? o mineiro aderiu à preparação online para o Exame Nacional do Ensino Médio. Deu resultado: Jhosen foi aprovado no primeiro lugar do curso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Atleticano de coração, Jhosen decidiu estudar para Medicina em um momento de glória para o Galo. O início da rotina intensa de estudos começou em meados de 2013, com o título atleticano da Libertadores. A escolha pelo curso não teve relação com a vitória alvinegra, mas os dois momentos ficaram marcados na vida do mineiro de BH.

Com aprovações na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Cefet-MG, Congeta estuda há três anos para o curso de Medicina na USP. Já frequentou cursinhos presenciais, mas no ano passado, para economizar dinheiro e aproveitar cada tempo livre, o mineiro trocou a sala de aula pelo celular.

? No cursinho presencial tem aluno que sabe muito de matemática e outros história. Para ter um nivelamento, o professor tem que dar atenção para as necessidades de cada um. No online, eu consigo atenção para as minhas necessidades específicas. Além disso, não gasto com deslocamento e o preço é muito menor ? contou.

Jhosen estudou os três anos do ensino médio na escola estadual Governador Milton Campos, no bairro de Lourdes, região centro-sul de Belo Horizonte, mesma escola em que a ex-presidente Dilma Rousseff frequentou. Ao terminar o ensino básico, em 2011, começou a ajudar a mãe em um comércio e a volta aos estudos veio dois anos depois.

O estudante tirou 867,48 no Enem, nota superior a necessária para a aprovação, que era de 831,35.

ROTINA DE ESTUDOS

Na divisão dos horários, Congeta buscou dividir as disciplinas por dia da semana. No início, as mais complexoas, como matemática. Já na quinta e sexta-feira e no sábado, as mais prazerosas da área de humanas. No domingo, ele usava o tempo livre para descansar.

Como passou a estudar pelo celular, as redes sociais passaram a ser um empecilho na rotina de estudos. A solução, segundo Jhosen, foi usar um aplicativo que bloqueava os aplicativos em determinadas horas do dia.

Toda semana, com tema determinado pelo curso online QG do Enem, o mineiro elaborava uma redação, geralmente aos sábados.