Cotidiano

Militares turcos pedem asilo político na Grécia

ATENAS – Um helicóptero militar turco carregando oito oficiais e um civil aterrisou em Alexandroupolis, na Grécia, após a fracassada tentativa de golpe contra o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan. Todos foram presos pela polícia grega assim que tocaram o solo, sob a acusação de entrada ilegal no país, e foram transferidos para a delegacia de polícia local, de acordo com autoridades locais.

De acordo com o “Guardian”, o grupo removeu todos os emblemas e insígnias de seus uniformes tornando impossível saber a sua classificação. No entanto, a agência de notícias Dogan da Turquia está relatando que dois majores, um capitão e cinco soldados solicitaram asilo.

Os pedidos de asilo político dos golpistas estão sendo processados pelo governo grego, embora o ministro do Exterior turco, Mevlut Cavusoglu, tenha pedido à Grécia para extraditá-los. Olga Gerovasili, porta-voz do governo grego, disse à TV estatal que os procedimentos do direito internacional vão ser seguidos.

— Vai ser levado em consideração que em seu país são acusados de tentar derrubar a democracia constitucional e violar a legalidade — disse Olga.

A Turquia vai enviar uma delegação à Alexandroupolis para recuperar o helicóptero

Grécia e Turquia, ambos membros da Otan, têm tensões de longa data e protagonizaram uma série de crises bilaterais nas últimas décadas.

O Ministério de Interior da Turquia, Efkan Ala, ordenou a destituição de cinco generais e 29 coronéis desde o início da tentativa de golpe. Mais de 2,8 mil militares já foram presos pelas forças de segurança turcas. Além disso, autoridades turcas removeram neste sábado 2.745 juízes dos seus cargos, além de cinco membros do alto conselho judicial do país.