Cotidiano

Militares participam de curso de capacitação da Defesa Civil

Em 72 horas já se consegue decretar situação de emergência

Cascavel – Cerca de 50 militares, civis e coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil da área de atuação do 4º Grupamento de Bombeiros, que corresponde a 42 municípios, participam até o meio-dia de hoje de um curso de capacitação com o tema Resposta e Reconstrução, no auditório do quartel central do Corpo de Bombeiros.

O curso que aborda o desencadeamento de ações em situações como vendaval, granizo e enxurrada teve início ontem e conta com os seguintes temas de palestras: estrutura do sistema de defesa civil, decretação e reconhecimento federal de situação de emergência, ações de resposta do Governo Federal, plano detalhado de resposta e plano de trabalho e relatório de diagnóstico.

De acordo com a responsável pela comunicação social do 4º Grupamento de Bombeiros, tenente Rafaela Tassi, em 72 horas já se consegue decretar situação de emergência.

“Treinamentos como esse são feitos anualmente e tratam, por exemplo, de quais documentos são necessários para o decreto e a responsabilidade de cada coordenador em cada situação”.