Cotidiano

Militares darão sua ?cota de contribuição? na reforma da Previdência, diz ministro

BRASÍLIA – O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou nesta quinta-feira que os militares darão sua “cota de contribuição” na reforma da Previdência, mas terão tratamento diferenciado num texto apartado do projeto principal que o governo finaliza para enviar ao Congresso. Ele contestou os dados de estudo de um consultor de Orçamento da Câmara mostrando que os militares representam cerca de 30% dos servidores da União, mas respondem por quase 50% do rombo da Previdência, conforme mostrou o GLOBO.

? A visão do consultor não bate com os nossos dados e nós estamos à disposição de provar e comprovar isso ? disse Jungmann, na saída de um evento no ministério.

? Depois da reforma, em 2001, que retirou uma série de direitos e garantias dos militares, os dados que temos mostram que a contribuição dos militares para o déficit é declinante.

O ministro não adiantou quais seriam os termos do projeto de reforma da Previdência dos militares, mas afirmou que diversas medidas estão sendo estudadas, como aumento da contribuição, entre outros pontos.

? Não estamos nos negando a contribuir, mas queremos que seja dado um tratamento compatível com o que é o contrato de trabalho que o militar tem com o Estado. Não queremos privilégio ? disse.