Cotidiano

Militar brasileiro morre durante trabalho de ajuda humanitária no Haiti

BRASÍLIA – O governo brasileiro anunciou a morte do terceiro-sargento Vicente Medeiros no dia 17 de outubro, em Les Cayes (Haiti). De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o militar morreu enquanto prestava assistência às populações afetadas pelo Furacão Matthew. Não foi esclarecido o motivo. Mais de mil pessoas morreram em função da passagem da tormenta.

Integrante do grupo de Engenharia Militar do contingente brasileiro da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah), o militar brasileiro terá seu corpo trasladado de volta ao Brasil. Segundo o Itamaraty, a Embaixada do Brasil em Porto Príncipe está trabalhando com a Minustah para facilitar junto às autoridades haitianas as providências cabíveis.

O governo expressou “profundo pesar pela morte” numa nota, na qual reiterou o compromisso de longo prazo para com o Haiti e a Minustah.

Les Cayes, no Sul haitiano, foi devastada pela passagem do furacão. Pouco após a tormenta, o comandante da Minustah, o general brasileiro Ajax Porto Pinheiro, destacou seus contingentes brasileiros para atuar na região.