Cotidiano

Milho tem quebra de 12% no PR

O milho sofreu com estiagem de abril e maio e em junho foi atingido por geadas severas

Curitiba – Secretaria de Estado da Agricultura divulgou ontem relatório mensal do Departamento de Economia Rural. O departamento aponta prejuízos de 12% nas lavouras de milho da safra 2015/16 em relação à produção estimada no início da safra. O milho sofreu com estiagem de abril e maio e em junho foi atingido por geadas severas. 

Os primeiros levantamentos mostram que a produção deve variar de 11,3 a 11,4 milhões de toneladas. A estimativa inicial apontava para colheita de 12,9 milhões de toneladas. As perdas no Paraná ocorrem em um quadro de escassez do grão. Segundo a Conab, a produção brasileira de milho na safra de verão foi de 79 milhões de toneladas, 6% menor que a anterior. 

Nesta segunda safra de milho foram plantados 2,19 milhões de hectares no Estado, com produção estimada de 11,4 milhões de toneladas. Na safra 14/15, a produção foi de 11,5 milhões. O Departamento de Economia Rural da Seab também divulgou números de outras lavouras de inverno. 

Soja

Os números atualizados da safra 15/16 de soja confirmam redução de 9% na produção, com a colheita de 16,6 milhões de toneladas. A quebra foi causada pelo excesso de chuva. Em junho de 2015, a soja foi comercializada a R$ 57 a saca de 60 quilos e, na última semana de junho o produtor receberá em média R$ 81,77. Isso representa um acréscimo de aproximadamente 43,5% no período.

A safrinha de soja, também chamada de segunda safra, já foi encerrada. A área plantada foi 13% maior que no ano passado, mas a produção 4% menor, devido a problemas climáticos. Das 339 mil toneladas previstas, foram colhidas 318 mil toneladas. 

Trigo

Enquanto algumas culturas sofrem com o clima, o trigo está sendo beneficiado pelas baixas temperaturas. Na maioria das áreas cultivadas, o trigo está em fase de bom desenvolvimento vegetativo. A estimativa de plantio é de 1,13 milhão de hectares, menor do que a safra passada e a previsão é de colher 3,4 milhões de toneladas.