Cotidiano

Milho deve ocupar área 20% maior

A expectativa de produção, neste momento, é de 194,4 mil toneladas

Cascavel – Os dados divulgados nesta semana pela Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) revelam que a safra de verão 2016/2017 deve ser com maior área de milho no Núcleo Regional de Cascavel, que compreende 28 municípios.

Segundo estimativa inicial anunciada pelo Deral (Departamento de Economia Rural), a área com este cereal promete ser 20% maior se comparada ao ciclo de verão passado e chegar aos 18 mil hectares. Isso significa que alguns produtores resolveram reduzir área com soja, para apostar no milho, cuja cotação encontra-se elevada há meses e está cotada na casa dos R$ 31 para uma saca de 60 quilos. A expectativa de produção, neste momento, é de 194,4 mil toneladas.

Por outro lado, este crescimento para o milho pouco interferiu na redução da área da soja, principal cultura de verão na região.

A oleaginosa ocupará no próximo ciclo 560 mil hectares, pouca diferença do que foi cultivado em 2015/2016. A estimativa de produção para a safra que se inicia em algumas semanas é de 2,090 milhões de toneladas.

Segundo a economista do Deral, Jovir Esser, o milho já está sendo plantado e a semeadura deve ser intensificada se o tempo firmar nos próximos dias.

Quanto à soja, vale ressaltar que os produtores que querem cobertura do seguro agrícola com zoneamento, só podem plantar em Cascavel a partir do dia 27 deste mês, porém, os produtores que desejam antecipar o cultivo podem fazê-lo nos próximos dias. Vale lembrar que o vazio sanitário da soja se encerra no dia 15, mas a semeadura pode ser feita antes, desde que nesta data as plantas ainda não estejam emergidas. Caso isso ocorra, o produtor fica sujeito à multa e ter que eliminar as plantas.