Cotidiano

Milhares foram enforcados em prisão síria durante guerra, denuncia Anistia

201608171515015836_RTS.jpgLONDRES – Numa prisão ao norte de Damasco que é conhecida como “abatedouro”, entre 5 mil e 13 mil pessoas foram enforcadas pelo regime de Bashar al-Assad, denunciou a Anistia Internacional num novo relatório. Segundo a ONG pró-direitos humanos, desde 2011, grupos de 20 a 50 pessoas vêm sendo enforcados na prisão Saydnaya, pelo menos uma vez por semana ? com autorização de altos assessores do regime sírio.

A Anistia relatou ter entrevistado 31 ex-detentos e mais de 50 funcionários, incluindo da prisão, e juízes. Segundo a ONG, as execuções aconteceram entre 2011 e 2015, mas provavelmente continuam acontecendo.

“As vítimas são majoritariamente civis que se opunham ao governo”, diz o relatório. “Muitos outros detentos foram mortos após serem repetidamente torturados e sistematicamente privados de comida, água, remédios e cuidados médicos.

De acordo com a ONG, os prisioneiros incluem militares suspeitos de traição e ativistas envolvidos em protestos contra o governo. Os mortos, denuncia a Anistia, eram enterrados em grandes valas comuns, sem conhecimento das famílias.