Cotidiano

Milhares fazem manifestação a favor de Erdogan na Alemanha

COLÔNIA, ALEMANHA ? Milhares de partidários do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, foram às ruas neste domingo na cidade de Colônia, no Leste da Alemanha. Agitando milhares de bandeiras turcas, cerca de 40 mil pessoas formaram uma verdadeira maré vermelha sobre a margem do rio Rhin. Alguns levavam cartazes com frases como?Erdogan, combatente pelas liberdades?. As tensões na Turquia estão cada vez mais presentes no país, onde vive a maior diáspora turca no mundo, com 1,55 milhão de pessoas. Turquia_3107

A manifestação em apoio ao chefe de Estado turco, cujo lema é ?Contra o golpe de Estado e pela democracia?, foi organizada pela União de Democratas Europeus-Turcos (UETD), considerada um lobby do partido no poder em Ancara.

Os participantes entoaram o hino turco e depois o alemão e respeitaram um minuto de silêncio em memória das 270 pessoas mortas durante a tentativa de golpe fracassada no dia 15 de julho ? utilizada pelo presidente turco para tomar novas medidas que asseguram ainda mais seu poder.

Os organizadores fizeram todo o possível para que um discurso de Erdogan fosse transmitido ao vivo, mas as autoridades alemãs, temendo confusões, se opuseram. A polícia também rejeitou que autoridades conhecidas do governo turco, como o ministro das Relações Exteriores, participassem do ato.

Na Turquia, continuam o expurgos em massa contra supostos partidários do inimigo de Erdogan, o pregador Fethullah Gülen, acusado de ser o mentor da quartelada. Outros 1.400 militares foram destituídos no sábado, entre eles o conselheiro militar mais próximo de Erdogan. O presidente ainda anunciou querer controlar diretamente os serviços de inteligência e os chefes do Estado-Maior do Exército.

Em Colônia 2.700 policiais foram mobilizados, além de oito canhões de água para evitar incidentes. As forças de segurança tiveram que intervir para separar uma centena de turcos nacionalistas próximos à extrema-direita e outra centena de curdos, prestes a entrar em confronto. Não houve feridos.

Os agentes também dispersaram uma manifestação de 250 pessoas reunidas no centro da cidade convocadas por um grupo islamofóbico local.

TEMOR DE INCIDENTES

As deterioradas relações entre Turquia e Alemanha, sobretudo desde que os deputados alemães reconheceram em junho o genocídio armênio, pioraram depois que Ancara pediu a extradição de várias pessoas supostamente vinculadas à rede de Güllen.

Opositores do partido no poder (AKP) dizem sofrer ameças e ser perseguidos na Alemanha. Autoridades, começando pela chanceler federal Angela Merkel, expressaram preocupação diante dos possíveis incidentes.

? Importar as tensões políticas internas da Turquia para cá (…) e intimidar as pessoas que têm outras convicções políticas não é bom ? declarou o chefe da diplomacia alemã, Frank-Walter Steinmeier, ao jornal Süddeutsche Zeitung.