Cotidiano

Milhares de muçulmanos pedem renúncia de governador da capital da Indonésia

JACARTA ? Dezenas de milhares de manifestantes muçulmanos saíram às ruas nesta sexta-feira para protestar diante do palácio presidencial da Indonésia. Eles pedem a renúncia do governador da capital Jacarta, a quem acusam de ter insultado o Alcorão. Há relatos de que a polícia reagiu à manifestação com violência e lançou gás lacrimogênio contra a multidão.

Segundo os manifestantes, o governador Basuki Tjahja Purnama ? que é cristão e o primeiro chinês étnico no cargo ? seja preso por blasfêmia. Ele teria minimizado o ataque político de opositores que exortaram os muçulmanos a não votarem em Purnama, citando um verso do livro sagrado do islamismo.

? Ele não é muçulmano, mas humilhou o Alcorão ? disse o manifestante Muhammad Said ? Não se refira a nada no Corão, especialmente interpretando-o incorretamente… peço a Deus que o prenda.

A atmosfera estava tensa em Jacarta, e algumas empresas pediram aos funcionários que trabalhassem em casa. O acesso aos bairros de negócios foi restringido, e as embaixadas pediram cautela.

Caminhões repletos de soldados e policiais, alguns equipados com fuzis, estavam de patrulha, e outros protegiam shoppings. Um total de cerca de 18 mil agentes de segurança devem ser acionados na cidade de 10 milhões de habitantes, disse a polícia.

A Indonésia é o país muçulmano mais populoso do mundo, onde muitas pessoas seguem uma forma moderada do islamismo. Embora ativistas tenham causado tumultos ocasionais anteriormente, manifestações tão amplas são raras.