Cotidiano

Milhares de moradores retornam a Manbij após expulsão do EI

MIDEAST-CRISIS_SYRIA-ISLAMIC STATEBEIRUTE ? Milhares de moradores deslocados retornaram neste sábado à cidade síria de Manbij, depois de combatentes apoiados pelos Estados Unidos expulsarem os últimos militantes do Estado Islâmico (EI) do seu antigo reduto.

Homens e mulheres saíram às ruas para usufruir de direitos básicos que haviam sido negados por dois anos sob regime dos extremistas, incluindo raspar a barba e fumar. Mulheres foram vistas queimando niqabs (véu que deixa apenas os olhos à mostra).

As Forças Democráticas da Síria (SDF, em sua sigla em inglês), apoiadas pelos Estados Unidos, anunciaram na sexta-feira que tomaram o controle total da cidade, perto da fronteira com a Turquia, após a retirada dos últimos militantes que tinham usado civis como escudos humanos.

Centenas de carros e outros veículos lotados de famílias com seus pertences chegavam à cidade a partir de acampamentos improvisados e de aldeias no campo, onde muitos moradores da cidade se refugiaram durante a campanha de dois meses contra o EI, de acordo com um funcionário do SDF e familiares que estavam em contato com os moradores.

? Milhares de pessoas estão voltando e as lojas estão abrindo. Hoje é o primeiro dia em que a vida está voltando à normalidade ? disse Sharfan Darwish, porta-voz do Conselho Militar de Manbij, acrescentando que o conselho está trabalhando para restaurar os serviços básicos.