Cotidiano

Milhares celebram o solstício de verão em Stonehendge, no Reino Unido

LONDRES, Reino Unido – Enquantro o inverno começa no Brasil, milhares de pessoas se reuniram em Stonehenge, no Reino Unido, para assistir ao nascer do Sol e celebrar o solstício de verão nesta terça-feira, primeiro dia da estação mais quente do ano no Hemisfério Norte.

Cerca de 12 mil festejaram junto ao enigmático círculo de pedra para dançar e fazer yoga no dia mais longo do ano para os países acima da Linha do Equador. O público foi menor do que as 25 mil pessoas esperadas para assistir à aurora exatamente às 4h52m (1h52 no horário de Brasília).

De acordo com a polícia de Wilshire, onde fica o monumento, as celebrações foram “poderosas e pacíficas”. Álcool, drogas, animais de estimação e sacos de dormir não foram permitidos perto do sítio arqueológico, que é Patrimônio Mundial da Unesco.

O círculo de pedras no Sul da Inglaterra, com cerca de 4500 anos, é conhecido por seu alinhamento com as posições do Sol. Milhares de pessoas visitam o local todos os anos, nos solstícios de verão e de inverno.