Cotidiano

Mil atendimentos nas UPAs

A segunda-feira (11) foi de intenso trabalho nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Cascavel, somando quase mil atendimentos entre adultos e crianças, além dos encaminhamentos feitos pelas ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência).

“Este grande movimento registrado nestas unidades, da zero hora de segunda-feira até à zero hora de terça, exigiu grande esforço das equipes o que, naturalmente, em algum momento, fez com que o tempo de espera fosse um pouco maior”, destacou o secretário de Saúde, Rubens Griep

Na UPA Veneza, por exemplo, foram abertos 444 atendimentos, sendo 117 na pediatria e 305 adultos, com 14 atendimentos encaminhados pelas ambulâncias (11 Samu e 03 Siate). Já na UPA Brasília, foram 275 atendimentos, sendo 13 de ambulâncias (10 Samu e 03 Siate). Na UPA Tancredo, foram 253 atendimentos, sendo 186 somente na pediatria. A unidade ainda registrou 20 atendimentos na ortopedia e 21 atendimentos das ambulâncias do Samu e Siate.

Orientação

De acordo com o secretário apesar do grande volume de atendimentos, as equipes de trabalhos das UPAs têm correspondido às expectativas e, mesmo diante de reclamações pontuais, suprido a demanda. “Continuamos orientando a população que busque, primeiramente, o atendimento nas unidades de saúde do seu bairro, evitando acumulo da demanda nas UPAs. De qualquer forma, estamos trabalhando para garantir o atendimento no menor tempo possível e com a maior resolutividade”, completou o secretário.