Política

Migração completa: Fibra se une a comando da usina

Até dezembro, a Fibra mantinha grande parte de sua estrutura na capital paranaense

Migração completa: Fibra se une a comando da usina

Foz do Iguaçu – Depois dos escritórios de Curitiba e de Brasília, a transferência de 30 empregados da Fibra (Fundação Previdenciária e de Assistência da Itaipu) para Foz do Iguaçu marca o fim de um ciclo de migração e fechamento de unidades de atendimento da margem brasileira da usina binacional, iniciado em 2019. Até dezembro, a Fibra mantinha grande parte de sua estrutura na capital paranaense.

Com o encerramento da transferência, são cerca de 150 empregados de Itaipu – de Brasília e Curitiba – e da Fibra que passam a estar concentrados na cidade-sede da binacional. A medida está alinhada à reestruturação da gestão adotada pelo general Joaquim Silva e Luna, desde quando assumiu a Diretoria-Geral Brasileira de Itaipu, no fim de fevereiro de 2019.

Alguns empregados da Fibra que chegaram a Foz no fim de dezembro permanecem transitoriamente em um hotel no centro da cidade.

 

Planejamento

Com a transferência dos empregados da Itaipu lotados na capital paranaense, entre agosto de 2019 e janeiro de 2020, o passo seguinte foi planejar também a mudança de endereço da fundação, que é responsável pela administração do plano previdenciário dos funcionários brasileiros da empresa. Em Curitiba, a Fibra ocupava parte das salas do Edifício Parigot de Souza, mesmo local do antigo escritório de Itaipu.

A transferência da Fibra para Foz foi aprovada pelo Conselho Deliberativo com base em estudos técnicos. A migração começou em março de 2020.

Em setembro do ano passado foi assinada a ordem de serviço da construção da nova sede da Fibra em Foz do Iguaçu, cuja previsão de conclusão é entre fevereiro em março deste ano, num total de cinco meses de obra. O investimento de R$ 5,2 milhões foi aportado pela usina.  O terreno com mais de 5.300 m², na Vila A, próximo ao Centro Executivo, foi cedido pela Itaipu. O projeto é da Stadium Arquitetura.

A empresa responsável pela obra é a Tarobá Construções Ltda. “Em Foz, a Fibra ficará mais perto de seus assistidos e da administração central, agilizando o processo de tomada de decisões”, diz Silva e Luna. E complementa: “Agora todos estamos juntos num mesmo propósito, que é o de melhor servir à nossa gente, empregados, assistidos e a comunidade como um todo”.