Esportes

Mídia estrangeira destaca 'alívio' e 'sonho pelo ouro vivo' em vitória da seleção

201608110445412756_AFP.jpgRIO ? Desencantou. O tradicional jargão do futebol relativo a equipes que marcam gols após longo tempo de seca foi a expressão de muitos brasileiros quando, na noite da quarta-feira, a seleção olímpica avançou à próxima fase com goleada de 4 a 0 sobre a Dinamarca. Nos jornais estrangeiros, a tônica foi de “alívio” da torcida e do time de Rogério Micale: os brasileiros estariam vivos na briga pelo ouro inédito. Os diários mais animados consideraram que a partida fez esquecer, ainda que momentaneamente, os traumas do 7×1 contra a Alemanha na Copa do Mundo de 2014 e da eliminação precoce na Copa América deste ano.

Futebol masc BRA 11-08

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

Segundo o espanhol “Marca”, “o povo respira tranquilo” depois do susto de duas partidas em branco pela Rio-2016 ? dois empates em 0x0, contra a África do Sul e o Iraque. O diário frisa que, com um Neymar “generoso e participativo”, o sonho de ganhar “o único título que falta à CBF” está vivo. Assim, os jogadores “borraram os fantasmas” do 7×1 e do fracasso na Copa América. De acordo com o jornal, o Brasil recuperou “o futebol bonito de outrora” ao se ver liberada da pressão de de classificar.

Já o “Le Monde”, ressaltou o “alívio” dos brasileiros, sem “entusiasmo excessivo”. “Ainda não é um perdão, mas uma consolação”, escreveu, logo na frase de abertura, o diário francês, para quem “as lembranças doloridas de 2014 permanecem vivas” e, por isso, “os Jogos parecem um prêmio de consolação”. Apesar disso, ressalva o jornal, Neymar jogou bem, levou consigo os companheiros, e o sonho do ouro olímpico não se esvaiu.

Se passar pela Colômbia, adversário das quartas de final, há a possibilidade de um confronto do Brasil com a Alemanha ? para o “Le Monde”, “uma perspectiva de revanche depois do trauma de dois anos atrás”.

gabiney.jpgO argentino “La Nación” considerou que a equipe anfitriã “deixou para trás as dúvidas” e “dominou à vontade o jogo ao balançar na rede sua clara superioridade”. O diário sublinhou a demora em marcar gols na competição, mas avaliou que a seleção olímpica “abriu o arco no momento preciso para voltar a sonhar com sua primeira medalha dourada”.

Veja também na série em vídeo: Segredos Olímpicos: Tempo Futuro

‘FINALMENTE’ A TÁTICA DO GOL

Em tom mais ameno, o “The Guardian” destacou no título que o Brasil encontrara “finalmente” sua formação tática. Teria evitado, dessa forma, “outra eliminação constrangedora” diante de sua torcida. A vitória “convincente”, segundo o jornal britânico, ajudou a recuperar o apoio dos brasileiros no estádio: teriam ouvido das arquibancadas, inclusive, o grito de “O campeão voltou!”. Neymar teria jogado “muito melhor” e se envolvido “bem mais” com a partida.

Na avaliação do “Gazzeta dello Sport”, o jogo entre Brasil e Colômbia, no sábado, é um dos que vale a pena ficar acordado para acompanhar. O diário italiano, que considera o time de Micale “uma equipe em evolução”, ressaltou a boa atuação do atacante Luan, reserva nas duas primeiras partidas. Na noite de quarta-feira, a seleção teria “renascido”.

Futebol: os gols do Brasil contra a Dinamarca

“Neymar aparece e Brasil vai às quartas”, destacou o catalão “Mundo Deportivo”, que creditou ao jogador do Barcelona a manutenção do “sonho do ouro olímpico”. A quarta-feira foi dia de reconciliação da torcida com a equipe ? “mais decidida e intensa” desta vez, embora as chances de gol tenham demorado a chegar, na avaliação do jornal.

O britânico “Independent” frisou que, com a vitória, o Brasil silenciava as críticas do ínicio da Rio-2016. No jogo contra os dinamarqueses, teriam melhorado de desempenho a dupla dos “Gabriéis” ? dois dos mais promissores latino-americanos no futebol, segundo o jornal ? liderada pelo capitão Neymar.