Esportes

Mídia argentina pede mudanças na seleção e critica técnico

BUENOS AIRES – Perder para o Brasil é sempre motivo de amargura para os argentinos, mas perder e, ainda por cima, estar com um pé fora da Copa do Mundo de 2018 é verdadeiro pesadelo. No dia seguinte à derrota no Mineirão, o clima no país era de desolação. Na mídia, nas ruas, nas redes sociais, jornalistas e torcedores expressaram seu descontentamento com a seleção comandada por Edgardo Bauza e exigiram mudanças emergenciais para sair de uma situação que o ex-jogador e atual comentarista esportivo Diego Latorre definiu como ?desesperadora?.

TABELA: Confira os jogos e classificação das eliminatórias

A derrota no Mineirão, por 3 a 0, provocou até mesmo ataques de ira de jornalistas locais que, em programas ao vivo, fizeram duros questionamentos a Bauza e a jogadores como Lionel Messi, Sergio Agüero, Angel Di María e Javier Mascherano.

Trabalhamos disso e vivemos disso. Se vocês não forem para a Copa, vamos perder dinheiro

Um dos mais irritados foi o apresentador de TV Martín Liberman, que em seu programa chegou a dizer aos jogadores da seleção que ?se vocês não forem para a Copa, vamos perder muito dinheiro?. Liberman reagiu, assim, a declarações prévias de Bauza ao jogo em Belo Horizonte. O técnico dissera que a seleção ?está sozinha? e lamentara a falta de apoio dos meios de imprensa.

? Trabalhamos disso e vivemos disso. Se vocês não forem para a Copa, vamos perder dinheiro! Se vocês não forem, nós não vamos. Vivemos disso e vamos perder dinheiro ? disse, furioso, Liberman.

Imagens de Brasil 3 x 0 Argentina

O dia D da seleção argentina será a próxima terça-feira, quando deverá enfrentar a Colômbia. Uma eventual derrota poderia ser catastrófica.

? Estamos metidos numa merda, mas vamos sair ? declarou Messi, depois do jogo contra o Brasil.

Seleção brasileira eliminatórias 11 de novembro

Quem deveria ser a grande esperança da seleção argentina está se tornando, na opinião de jornalistas locais, sua principal pedra no sapato. Na opinião de Walter Safarian, da Fox Sports, o craque do Barcelona não só não consegue brilhar com a camiseta albiceleste como, também, ?impõe um grupo de amigos que estão claramente fora de forma?.

? Hoje o que mais criticamos é que a seleção joga mal porque tem jogadores que já cumpriram um ciclo, como Di María, Agüero, Mascherano. É preciso uma renovação ? afirmou Safarian.

Para ele, a seleção está armada em função de Messi porque todos os técnicos acham que ele é o salvador.

? Bauza teria de seguir o exemplo de Tite e convocar jogadores do futebol local ? apontou o jornalista argentino.

O mesmo pedido foi feito pelo apresentador de TV Alejandro Fantino, do canal ?América?, que dedicou quase 20 minutos de seu programa a explicar os motivos, segundo ele, do fracasso da seleção argentina.

? Esta é uma oportunidade para mudar. Não queremos que Bauza vá embora, queremos que ele faça as mudanças necessárias. Queremos novos jogadores, queremos uma nova seleção ? afirmou Fantino, visivelmente irritado, como a maioria dos torcedores.

62631625_Argentina%27s Lionel Messi R walks past coach Edgardo Bauza after losing 3-0 to Brazil in a 2.jpg Depois da novela sobre o abandono de Messi da seleção, que finalmente não aconteceu (segundo rumores que circularam no país, por pressões de marcas internacionais que patrocinam o jogador), a equipe continua sem rumo e correndo sério risco de não se classificar para a próxima Copa. Hoje, a Argentina está em sexto lugar e, para se classificar, deve subir, pelo menos, para o quinto e entrar na zona de repescagem.

Se a seleção perder para a Colômbia, o cenário será sombrio, e a grande incógnita é o que fará Bauza antes da retomada dos jogos, em março de 2017. A última vez que o país esteve numa situação tão delicada foi em 1993, quando quase não se classificou para a Copa dos Estados Unidos, de 94.

Em 1969, o desastre foi total. A seleção não conseguiu chegar à Copa de 70.

As manchetes dos jornais de ontem foram dramáticas em todas as capas dos jornais da capital. ?Humilhados?, noticiou o jornal ?Popular?. Já o jornal esportivo ?Olé? optou, como de costume, pela ironia: ?Liguem para o 911 (número da polícia local)?.