Cotidiano

Microempresas: Oeste terá caravanas para o 2º Encontro

Cascavel – Líderes empresariais, agentes municipais, estaduais e representantes de sindicatos e associações de todo o Estado estarão reunidos em evento em Curitiba nos dias 30 e 31 de agosto. O foco do 2º Encontro das Micros e das Pequenas Empresas do Paraná é a discussão de políticas e estratégias de apoio aos pequenos negócios por meio de programação de palestras, oficinas e plenárias que culminarão na entrega de uma agenda para a melhoria dos pequenos negócios no Paraná.

No oeste paranaense, o Sebrae/PR fomenta a presença de representantes de mais de 30 municípios por meio de caravanas. Serão três ônibus que sairão dos escritórios da entidade em Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu na terça-feira (29). As vagas são limitadas e a intenção é que participem integrantes dos Comitês Gestores da Lei Geral, formados por meio do Programa Cidade Empreendedora, dos Comitês Gestores Municipais e do CTPN (Comitê Territorial dos Pequenos Negócios).

De acordo com o gerente regional do Sebrae/PR, Orestes Hotz, é muito importante que a região esteja representada no encontro estadual. “Este será um momento ímpar para trocar experiências, apresentar e propor ideias, além de articular com instituições de apoio ao empreendedorismo como o Fopeme (Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná). A intenção é que nossas ‘caravanas’ levem cerca de quatro pessoas por cidade”, explica.

Na última semana, complementa Hotz, os Grupos de Trabalho ligados ao CTPN estiveram reunidos para estruturar propostas e planos de ação relativos a seis dos nove capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Além das propostas de desenvolvimento dos seis temas em cada município e na região, os GTs fizeram apontamentos para melhoria do ambiente das micro e pequenas empresas no Estado. A participação no Encontro será oportuna para apresentar essas ideias”, destaca.

Caravanas

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Augusto Stein, os três ônibus que levarão os representantes do oeste do Paraná ao evento são custeados pela entidade, os participantes terão apenas custos com hospedagem e alimentação. “Nossas caravanas terão pontos de encontro nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Céu Azul, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Guaraniaçu, Nova Laranjeiras, Laranjeiras do Sul, Candói e Guarapuava”, detalha.

Para mais informações sobre local e horário da passagem do ônibus nas cidades mencionadas, representantes de instituições públicas e privadas do apoio ao empreendedorismo na região podem entrar em contato direto com os escritórios do Sebrae/PR mais próximos.

As inscrições para as caravanas devem ser feitas pelo site oesteemdesenvolvimento.com.br ou diretamente no link http://goo.gl/sfj34f. A inscrição gratuita para o evento deve ser realizada por meio do site encontropequenasempresas.com.br.