Cotidiano

Michelle Obama chora e pede que jovens empoderem-se pela educação

C1gULEiXEAAkaRa.jpg

WASHINGTON – Em seu último discurso como primeira-dama, Michelle Obama fez uma mensagem emocionada buscando transmitir esperança para jovens e imigrantes. Com uma marca na Presidência de Barack Obama principalmente de estímulos contra a obesidade e a favor do ingresso de meninas nas escolas, ela pediu que a juventude americana não tenha medo e mantenha a determinação e o empoderamento através da educação.

? Quando chegamos, tivemos a ideia de fazer da educação algo legal para todos ? disse Michelle. ? Agora que nosso tempo na Casa Branca acaba, não posso pensar em uma mensagem melhor para os jovens.

Para Michelle, o país pertence aos jovens. Não importando etnia ou origem.

? Se você e seu pais são imigrantes, também são parte de uma orgulhosa tradição americana. A diversidade não é uma ameaça ao que somos como nação. Faz de nós quem somos. Não deixe ninguém fazer com que vocês se sintam como se não importassem, ou que não têm lugar na História americana. Vocês têm.

O chamado sonho americano, Michelle ressaltou, independe da condição financeira:

? Se suas famílias não têm dinheiro… muita gente, como eu e meu marido, começaram com pouco… mas com trabalho duro e educação, tudo é possível. Até ser presidente.

Michelle afirmou ainda que a liberdade é uma responsabilidade para as novas gerações, principalmente na educação. Emocionou-se ao falar:

? Esta é minha mensagem final aos jovens como primeira-dama. É simples. Quero que entendam que vocês importam, pertencem a este lugar. Não tenham medo. Vocês me ouvem, jovens? Não tenham medo. Sejam focados. Sejam determinados. Sejam esperançosos. Empoderem-se. Empoderem-se com uma boa educação.