Cotidiano

Michel Temer recebe deputadas no Palácio do Planalto

BRASÍLIA – Acusado de preterir mulheres para cargos de alto escalão do governo, o presidente interino Michel Temer recebe deputadas no Palácio do Planalto nesta quinta-feira. A reunião começou por volta das 10h30.

No ministério inicial de Temer, quando ele assumiu a Presidência com o afastamento de Dilma Rousseff, não havia mulheres. Desde então, Michel Temer e os ministros passaram a ser questionados sobre a falta de representatividade no desenho ministerial, também criticado por não ter negros e por fundir a Cultura com a Educação. Na última segunda-feira, a economista Maria Silvia Bastos Marques foi nomeada para chefiar o BNDES.

Em resposta às críticas que o governo Temer vem sofrendo por não ter escolhido nenhuma mulher para ser ministra, Mendonça Filho (Educação e Cultura) afirmou que o MEC, sob sua gestão, pode ser considerado o “ministério das mulheres”. Ele enumerou quatro subordinadas a ele, todas do sexo feminino.

? Meu ministério pode ser dito que é o ministério das mulheres. Minha chefe de gabinete é mulher, minha secretária-executiva é mulher, a presidente do instituto de pesquisa é mulher, minha assessora de imprensa é mulher. Na prática, eu acho que é sempre bom ter mulheres trabalhando conosco. Pessoalmente, me sinto muito confortável. Tenho enorme alegria em compor uma equipe com o máximo de mulheres ? disse Mendonça Filho, ministro da Educação, ontem no Planalto, na apresentação do secretário nacional de Cultura, Marcelo Calero.

Temer e Geddel Vieira Lima, ministro da Secretaria de Governo, recebem 20 deputadas: Christiane de Souza Yared (PR/PR), Conceição Sampaio (PP/AM), Cristiane Brasil (PTB/RJ), Creuza Pereira(PSB-PE), Dâmina Pereira (PSL/MG), Dulce Miranda (PMDB/TO), Elcione Barbalho (PMDB/PA), Geovania de Sá (PSDB/SC), Josi NunesP(PMDB/Tocantins), Keiko Ota (PSB/SP), Laura Carneiro (PMDB/RJ), Leandre (PV/PR), Mara Gabrilli (PSDB/SP), Maria Helena (PSB/RR), Mariana Carvalho (PSDB/RO), Marinha Raupp (PMDB/RO), Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), Renata Breu (PTN-SP), Rosangela Gomes(PRB-RJ) e Teresa Cristina (PSB-MS).