Cotidiano

Michel Temer recebe credenciais de onze embaixadores

BRASÍLIA ? O presidente Michel Temer recebeu credenciais de onze embaixadores estrangeiros que trabalharão no Brasil. A cerimônia desta quinta-feira formaliza o início dos trabalhos desses representantes.

Temer recebeu credenciais de embaixadores de: Itália, Guiana, Bélgica, Belarus, Alemanha, Malawi, Portugal, Chipre, Nepal, Romênia e Peru. O presidente já havia feito o mesmo em duas ocasiões durante a interinidade: 25 de maio e 23 de junho.

Até agora, as credenciais de um novo embaixador da Venezuela não foram entregues, já que o atual, Alberto Castellar, foi chamado de volta ao país pelo presidente Nicolás Maduro um dia após o afastamento de Dilma Rousseff, há quase seis meses. A Venezuela classifica o impeachment de “golpe de Estado”, e a embaixada venezuelana no Brasil está sem embaixador, sendo representada por um encarregado de negócios.

Em 25 de maio ? na segunda semana de governo interino ?, durante a primeira cerimônia de recebimento de cartas credenciais diplomáticas, houve gritos de “Fora, Temer”. Como a rampa do Planalto fica liberada para entrada e saída de embaixadores e comitivas, um protesto de agricultores familiares na Praça dos Três Poderes era ouvido de dentro do palácio. Os embaixadores que desciam a rampa eram vaiados.