Cotidiano

Michel Temer participa de encontro em NY sobre refugiados

61541862_BRASIL - BRASÍLIA -BSB - 14-09-2016 - O Presidente Michel Temer dur.jpgRIO ? Nesta segunda-feira, Michel Temer participa de uma reunião de alto nível sobre grandes movimentos de refugiados e migrantes na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Em sua primeira visita oficial aos Estados Unidos, o presidente ainda vai abrir a 71ª Assembleia Geral da ONU, na manhã da próxima terça-feira, e participar de encontros bilaterais e com executivos e empresários. Temer chegou à cidade no domingo por volta das 17h (horário de Brasília) e enfrentou protestos na porta do hotel onde está hospedado, o Plaza Athénée.

O encontro desta segunda-feira deve aprovar uma decisão política para orientar a resposta internacional aos grandes movimentos migratórios e de refugiados. No dia seguinte, uma reunião de líderes entre Estados Unidos, Canadá, Etiópia, Alemanha, Jordânia, México e Suécia realiza um evento paralelo focando apenas na questão dos refugiados.

Em consonância com o tema principal da Assembleia deste ano, ?Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o impulso universal para transformar nosso mundo?, o discurso de Temer na terça-feira deve abordar assuntos como paz, direitos humanos e desenvolvimento sustentável. Esta será a primeira que o novo presidente abre os trabalhos da ONU, papel tradicionalmente desempenhado pelo mandatário brasileiro desde 1949.

Seguindo a agenda sustentável, Temer participa na quarta-feira do evento de alto nível sobre mudança cilmática. Os compromissos do dia incluem ainda encontros bilaterais com os presidentes da Nigéria (Muhammadu Buhari), de Portugal (Marco Rebelo de Souza) e do Uruguai (Tabaré Vázquez), e uma reunião com o presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, além de eventos para impulsionar investimentos no Brasil.

O presidente está acompanhado dos ministros de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, de Meio Ambiente, Sarney Filho, da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e do secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco. Nesta segunda-feira chega o titular dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella e, na terça-feira, o da Fazenda, Henrique Meirelles. José Serra, das Relações Exteriores, já estava na cidade.