Esportes

Michel Platini anuncia candidatura à presidência da Fifa

O dirigente informa ainda que a decisão de concorrer às eleições foi ?muito pensada?

Zurique – O francês Michel Platini anunciou nesta quarta-feira (29) que é candidato à presidência da Fifa, cujo pleito está marcado para o dia 26 de fevereiro. O comunicado oficial foi divulgado no site da Uefa.

O cartola diz que enviou uma carta aos presidentes e secretários gerais das 209 associações que fazem parte da entidade máxima do futebol. O dirigente informa ainda que a decisão de concorrer às eleições foi “muito pensada”.

“É uma decisão muito pessoal, muito pensada em que se misturam considerações sobre o futuro do futebol e outras que preocupam a minha carreira pessoal. É também resultado das expressões de estima, de apoio e ânimo que muitos de vocês me passaram”, disse o presidente da Uefa, em seu comunicado.

Platini comanda a Uefa desde 2007 e faz parte do Comitê Executivo da Fifa desde 2002. Ele é um dos maiores opositores de Joseph Blatter, que vai deixar o cargo após as eleições na entidade, em fevereiro. Depois do escândalo ser deflagrado na instituição máxima do futebol, o ex-jogador da Juventus garante que é a hora de mudança.

“Durante quase meio século, a Fifa não conheceu mais do que dois presidentes. Essa estabilidade extrema contém uma espécie de paradoxo em um mundo sujeito a trocas radicais e em um esporte que experimentou uma transformação econômica considerável. Porém, os acontecimentos recentes exigem que a máxima entidade que rege o futebol mundial reforme e repense sua governabilidade”.

Alguns nomes já aparecerem no noticiário e devem concorrer com Platini à presidência da Fifa. O sul-coreano Chung Mong-joon, ex-vice-presidente da instituição, deve lançar candidatura em agosto.

Outro que deve participar do pleito é o príncipe da Jordânia Ali bin Al Hussein, que foi derrotado por Blatter nas eleições de maio. Zico enviou pedido à CBF para que seja indicado pela entidade como representante do Brasil e garante ter outras opções caso não receba um retorno positivo. Maradona e Ginola também mostraram interesse na disputa.

(Com informações do Lance!)