Esportes

Michael Phelps após vencer os 200m borboleta: 'Missão cumprida'

RIO – Michael Phelps chegou na coletiva cansado, mas com a sensação de dever cumprido. Quatro anos depois de ter perdido a final dos 200m borboleta para o sul-africano Chad Les Clos, Phelps recuperou o trono da prova que é uma de suas especialidades. De quebra, uma hora depois ajudou a equipe dos Estados Unidos a conquistar o revezamento 4x200m livre. Foi o terceiro ouro do mito americano no Rio.
Agora tricampeão olímpico dos 200m borboleta (ele a venceu em Atenas-2004 e Pequim-2008), Phelps disse que recuperar o título da prova era uma obsessão.
? Falei para o Bob (Bowman, seu treinador) que eu queria ganhar esses 200m (borboleta). Era a missão para essa noite e ela foi cumprida ? disse.
Dono de 25 medalhas olímpicas, sendo 21 de ouro, o nadador americano tem uma coleção tão impressionante de feitos que fica difícil hierarquizá-los.
Questionado em que lugar na sua história pessoal os dois ouros conquistados num intervalo de uma hora na noite desta terça-feira estariam, o nadador de 31 anos disse que não sabia o que pensar.
? Honestamente, não sei nesse momento o que dizer. Os últimos dois dias foram doidos. Foi uma das dobradinhas mais desafiadoras da minha vida.
Se há quatro anos Chad foi ouro na prova, nesta terça-feira o sul-africano não pegou nenhuma medalha. Phelps disse que não conversou com o rival que o desbancou em Londres. Mas falou da importância da rivalidade entre eles.
?- Obviamente nós somos concorrentes. Um não quer que o outro ganhe. Ele é um competidor excelente, que não tem medo de dar o melhor de si. O que aconteceu há quatro anos está na memória. Foi frustrante e é bom no esporte ter um concorrente como esse ? analisou.
O Rio está vendo um Michael Phelps mais feliz e sorridente. O segredo disso, ele diz, não é apenas a presença da família, mas também de três amigos que vieram acompanhá-lo na Olimpíada.
?- Tenho dois amigos de Nova York é um de Baltimore aqui. Se você soubesse o que eles fazem em Baltimore quando cantam o hino nacional… Eu escutei, sabia quem era e não conseguia parar de rir (no pódio). Significa muito para mim ter alguns dos meus amigos mais íntimos aqui.