Cotidiano

Michael Moore prevê que Trump não chegará à Casa Branca

michael-moore.jpg

RIO ? O cineasta Michael Moore se arrisca em uma nova previsão para a política americana: o presidente eleito, Donald Trump, não chegará à Casa Branca. A sua maior aposta é que o Colégio Eleitoral não confirmará sua vitória, depois de uma surpreendente votação nas eleições de novembro. O documentarista polêmico já previu que Trump ganharia com a ajuda de estados-chave, como Michigan, Pensilvânia, Ohio e Winsonsin.

? Ele ainda não é o presidente dos EUA ? disse Moore em uma entrevista à imprensa americana. ? Você não concorda, independentemente do lado político em que você está, que este foi o ano de eleições mais louco de todos? Nada do que ninguém previu aconteceu, sempre foi o oposto. Então não é possível, apenas possível, que nestas próximas seis semanas, alguma coisa possa acontecer? Algo louco que não estamos esperando?

Desde a vitória de Trump, progressistas vêm debatendo maneiras de bloquear a sua chegada efetiva à Casa Branca. Dos esforços para recontagem de votos a pedidos para que deputados mudem o seu voto no Colégio Eleitoral, uma série de iniciativas aumentam a sensação de incerteza entre os americanos.

No voto popular, a rival democrata de Trump, Hillary Clinton, superou o republicano. Ela já conta com 2,7 milhões de votos a mais do que o magnata, alimentando os clamores dos seus simpatizantes para que os delegados tomem uma providência raríssima e depositem seus votos para ela, e não para ele.