Cotidiano

México tem seu 8º jornalista assassinado em 2016

periodistaasesinadopuebla_1.jpgCIDADE DO MÉXICO ? O México voltou a ver um caso de assassinato de jornalistas. Na oitava vez em que um profissional foi morto somente neste ano, no país, a polícia de Puebla investiga as circunstâncias em que um repórter e editor foi baleado na noite de quarta-feira. méxico & jornalista & assassinado

De acordo com a promotoria de Puebla, Aurelio Campos, repórter e editor-chefe do “El Gráfico de la Sierra”, foi baleado com cinco tiros quando dirigia numa estrada perto de Huauchinango. Uma bala o atingiu no peito. Ele chegou a ser resgatado, mas morreu na madrugada.

De acordo com uma representante da Casa dos Jornalistas de Puebla, Claudia Martínez Sánchez, ele teria dito que sofrera ameaças.

? Ele era talvez o jornalista que mais cobria assuntos de sequestros na Serra Norte de Puebla. Era o que mais investigava ? lamentou ela, que cobrou uma investigação ampla do governo estadual.

A Comissão Nacional de Direitos Humanos já relatou oito assassinatos de jornalistas no ano. Em comum, as vítimas eram profissionais quie denunciavam casos de corrupção e crimes ligados a grupos do narcotráfico ou de governos locais.

O México ficou apenas em 149º lugar no último ranking de liberdade de expressão feito pela ONG Repórteres sem Fronteiras, que tem como base critérios como violência contra jornalistas, intimidações e processos judiciais, entre outros critérios.