Cotidiano

México confirma que filho de El Chapo foi sequestrado em restaurante

MEXICO-KIDNAPPING_ CIDADE DO MÉXICO ? Um procurador mexicano confirmou nesta terça-feira um filho do narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán foi sequestrado em Puerto Vallarta. Jesús Alfredo Guzmán Salazar estava entre as pessoas raptadas em um restaurante da cidade turística. Anteriormente, acreditava-se que Iván Archivaldo Guzmán, outro filho do traficante, tivesse sido sequestrado, mas a informação foi corrigida pelas autoridades.

A polícia já havia confirmado que os homens sequestrados são supostos integrantes do cartel de drogas Sinaloa. Seu paradeiro permanece desconhecido.

Em uma entrevista à TV local, o procurador-geral de Jalisco, Eduardo Almaguer, afirmou que seis ou sete membros do cartel foram levados na segunda-feira por oito homens armados em um restaurante na região hoteleira, no coração da cidade.

Os homens sequestrados estavam acompanhados por nove mulheres, que foram deixadas para trás. Dentre eles, está Jesús Alfredo Guzmán Salazar, um dos filhos mais velhos de El Chapo. O narcotraficante está preso desde que foi recapturado em janeiro, após uma espetacular fuga de uma penitenciária de segurança máxima no ano passado.

No estacionamento, ficaram abandonados vários veículos de luxo: um Doge Challenger, um Jeep Limited, um Land Rover, um Cadillac Escalade e uma Honda CRV. A promotoria informou em nota que ainda não identificou a propriedade dos carros, que poderiam pertencer aos agressores ou às suas vítimas.

Uma das gangues de contrabando de drogas mais temidas do México, o cartel Sinaloa foi liderado por El Chapo até a sua captura, em janeiro.

E o estado de Jalisco é a casa do cartel Jalisco Nova Geração, que se tornou um dos grupos de tráfico de drogas mais poderosos do país.