Cotidiano

México anuncia medidas para proteger imigrantes nos EUA após vitória de Trump

CIDADE DO MÉXICO – O México anunciou nesta quarta-feira medidas que buscam evitar que milhões de mexicanos nos Estados Unidos sejam vítimas de abusos e fraudes diante de possíveis deportações em massa planejadas pelo presidente eleito Donald Trump quando assumir seu cargo em janeiro.

A Secretaria das Relações Exteriores (SRE) disse que colocará em prática 11 ações, por meio de sua embaixada e seus 50 consulados nos Estados Unidos, entre elas, um número telefônico gratuito que oferece um primeiro ponto de contato para mexicanos que quiserem assistência, informação e proteção consular.

Em uma entrevista transmitida pela televisão no fim de semana, Trump disse que entre dois e três milhões de ilegais que têm antecedentes criminais ou são identificados como membros de gangues ou traficantes de drogas serão presos ou expulsos dos Estados Unidos.

A SRE disse que com a intenção de promover que todos os mexicanos contem com documentos de identidade, o número de citações será aumentado para realizar trâmites de matrícula consular, passaportes e certidões de nascimento.

A Secretaria das Relações Exteriores também disse que vai chamar as comunidades para evitar conflitos e ações que possam resultar em sanções administrativas ou penais.

Estima-se que nos Estados Unidos vivem mais de 11 milhões de imigrantes mexicanos, em sua maioria ilegais. Muitos deles enviar para suas famílias no México remessas de dinheiro, que são uma importante fonte de divisas da segunda maior economia da América Latina.