Política

MEU PRIMEIRO MANDATO: Tiago Almeida, o mais jovem de Cascavel

“Nós estamos lá para trabalhar em conjunto para a sociedade, nós ganhamos para isso”

MEU PRIMEIRO MANDATO: Tiago Almeida, o mais jovem de Cascavel

Cascavel – Dando sequência à série de entrevistas com os vereadores de Cascavel que cumpriram em 2021 o seu primeiro ano de mandato, o jornal O Paraná conversou com Tiago Almeida (DEM), o parlamentar mais jovem da Câmara de Cascavel, eleito com 1.535 votos.

Graduado em gestão financeira e pós-graduado em políticas públicas, Tiago cursa uma segunda graduação em Direito, além de ser diretor de autoescola.

O jovem vereador não vem de uma família de políticos ou de pessoas envolvidas em política. Órfão de pai desde os seis meses de vida, Tiago foi criado pela mãe e pelo avô, que tinha como exemplo. “O que é a minha felicidade? Eu venho de uma família humilde, minha mãe é zeladora, sempre teve essa vida, meu pai faleceu quando eu tinha seis meses de vida e meu avô faz cinco anos que faleceu. Então minha família nunca teve esse envolvimento político”, conta, ao falar de sua realização pessoal com o exercício do mandato.

Segundo ele, até disputar a primeira eleição nunca teve interesse político, porém, sempre participava de trabalhos sociais na comunidade que mora. A vida de Tiago e a política se cruzaram em 2016, quando ele foi indicado pela pastoral política como candidato a vereador de Cascavel. “Nunca tive interesse, a primeira eleição eu fui convidado, mas nunca tive esse interesse. Não tinha pretensão política nenhuma, sempre trabalhei na comunidade, sempre fui católico praticante e fui o candidato indicado pela pastoral política. Em 2016 fui candidato pela primeira vez e fizemos 762 votos. E eu fui porque tive o convite.”

Naquela eleição Tiago não conseguiu a eleição, mas foi ali que surgiu o ímpeto político do rapaz. “Eu nunca tive tanto envolvimento na comunidade olhando na política, nunca tive essa visão. Mas, quando fui candidato, eu pensei comigo, tenho potencial, o povo acreditou. Passou a primeira eleição e nos quatro anos seguintes eu me envolvi, ajudei um deputado na reeleição, fizemos um ótimo trabalho, consegui trazer recursos para a nossa região. A partir daí fui sempre me envolvendo, sempre fazendo um trabalho e achando o caminho da política, mas a política pública. Passaram as eleições, perdemos, mas foi uma conquista, eu não estaria preparado. Hoje, estando ali dentro, eu digo que não estaria preparado [naquela época]. Hoje tenho um pouco mais de maturidade.”

 

Mais Jovem

Quando eleito em 2020, Tiago tinha apenas 28 anos. Foi o vereador mais jovem eleito naquele pleito. Apesar da diferença de idade com os demais pares, Almeida disse ter sido muito bem recebido e ter sido muito respeitado pelos demais vereadores. “O pessoal foi muito tranquilo. Hoje o cenário político é composto só de pessoas que veem de tempo, é difícil você ver jovens. Difícil você ver engajamento de um jovem na política, quem vem de um ‘bairrão’, vem de uma família pobre. Hoje você vê o jovem que herdou do pai, da mãe, do tio, que teve uma indicação, entende? É difícil você ter isso.”

 

Produção Legislativa

Além de ser o vereador mais jovem em atuação em Cascavel, Tiago está entre os vereadores que mais realizou preposições legislativas em 2021 na Câmara Municipal. Foram 159 as preposições realizadas pelo representante no primeiro ano de mandato, referentes a projetos de Lei Ordinária, projetos de Resoluções, requerimentos, projetos de Decreto Legislativo, Moções, Indicações e projetos de Emendas à Lei Ordinária.

O parlamentar dedica a produção de 2021 ao mandato. “Nós falamos para o povo, para o cidadão, o pai trabalhador, para todo mundo que nós seriamos diferentes, que nós iriamos trabalhar para a população. Não é o Tiago e, sim, o time do Tiago. Isso faz muita diferença, o time que você tem. Então, tenho que agradecer aos meus assessores porque sem eles eu não conseguiria fazer sozinho.”

Tiago Almeida desta que sua equipe é composta por assessores técnicos. “Eu fiz uma escolha técnica; uma escolha de quem me ajudou na campanha. Eu tenho pessoas capacitadas, os meus três assessores, os três têm nível superior. Nós estamos lá para trabalhar em conjunto para a sociedade, ganhamos para isso.”

Segundo o vereador, toda a demanda levada ao gabinete pela população é analisada e levada até a secretaria municipal responsável. “Nós temos metas, qual é a nossa meta? Representar a população. A população traz a demanda, nós a levamos para o prefeito, para os secretários. Então, isso é de muita grandeza e, para nós, é uma felicidade, o vereador mais jovem e trabalhando.”

Entretanto, apesar de ser um dos parlamentares que mais realizou preposições em 2021, Tiago diz que o início não foi tão fácil até “pegar o jeito” da prática legislativa. “Não é fácil. Eu não venho de meio político, não tínhamos o entendimento, mas tínhamos vontade de trabalhar. A pessoa que tem um foco, tem uma missão, tem vontade de trabalhar, corre atrás. Eu passo o final de semana lendo, estudando. Tenho usado muito pouco a tribuna, mas nós fazemos muitas coisas nos bastidores.”

 

Futuro Político

Ao falar em futuro político, o vereador se mostra muito responsável. Segundo Tiago, o objetivo é concluir os quatro anos de mandato na Câmara de Cascavel, sem se aventurar nas eleições para deputado em 2022. “Eu fiz um trabalho que falei que seria vereador os quatro anos. Muitas pessoas me procuram para ser candidato a deputado, mas eu sou vereador por quatro anos. Vou fazer meu mandato, mostrar para a população que a política tem como colocar pessoas boas, que tem pessoas comprometidas, que não podemos colocar todo mundo em um balaio só. Vou cumprir meus quatro anos de mandato.”

Além disso, o parlamentar disse que a população pode esperar muita produção no gabinete dele em 2022. “Nós encerramos 2021 e eu falei para a minha assessoria que em janeiro voltaríamos no ‘220’. Nós temos que trabalhar. Não paramos. O pessoal não está indo à Câmara, mas demanda sempre tem. Esse trabalho vai continuar, nós já temos uma bagagem de 12 meses e vamos trabalhar mais.”

 

Redação – Mateus Barbieri

Foto: Paulo Eduardo