Cotidiano

Meu Primeiro Carro: Financiar ou Juntar o Dinheiro Todo?

Vale destacar que nessas horas a realidade financeira conta bastante. Afinal, todo custo deve estar alinhado ao orçamento familiar

Meu Primeiro Carro: Financiar ou Juntar o Dinheiro Todo?

Comprar o primeiro carro ainda é o sonho de muitos brasileiros. E é preciso fazer contas e um bom planejamento para isso. Mas, como investir certo?

 

Bem, essa pergunta tira o sono de muita gente. Não é verdade? Além da escolha entre algumas sugestões com bom preço, é necessário definir a forma de pagamento. E por se tratar de um grande investimento, atenção não pode faltar.

 

Vale destacar que nessas horas a realidade financeira conta bastante. Afinal, todo custo deve estar alinhado ao orçamento familiar. Por isso, não basta definir o veículo. Mas também os valores que se adequam ao seu bolso. 

 

E você, está decidido a realizar esse sonho, mas não sabe como? Leia “Meu Primeiro Carro: Financiar ou Juntar o Dinheiro Todo?”. Descubra o melhor caminho para levar seu automóvel até sua garagem.

 

Como financiar meu primeiro carro

A princípio, pensar em financiar alguma coisa assusta devido ao extenso pagamento. Além das taxas e das várias parcelas caras. 

 

Ainda assim, continua sendo uma das formas mais comuns de fechar negócio. Já que os custos são mais acessíveis num primeiro momento do que comprar o carro à vista.

 

Por outro lado, o financiamento permite pagar um valor de entrada, enquanto o restante é parcelado. Facilitando o investimento ao não exigir tudo de uma vez.

 

Apesar disso, todos os cenários demandam planejamento de vida e organização. Para cumprir o programado sem fugir das contas do mês. Dessa forma, saber como financiar o primeiro carro é fundamental para não se enrolar. Veja como fazer isso.

 

Escolha um carro

Em primeiro lugar, escolha um carro com bom preço. O modelo que atende suas necessidades e não compromete seu orçamento. Verifique junto a concessionária ou vendedor se pode ser financiado.

 

Faça a análise de crédito

O financiamento de um carro é assegurado por instituições bancárias, ok? Na análise de crédito, apura-se a vida financeira do consumidor a partir do CPF. Se possui restrições, títulos negativados, entre outras questões.

 

Portanto, melhora as chances quem dispõe de contas positivas. Ou seja, o indivíduo que consegue organizar suas contas sem ter números negativos. Com bom fluxo de entradas e saídas na conta bancária. 

 

Mesmo se não for o seu caso, vale a pena tentar a análise de crédito do mesmo jeito. Tendo a consciência de que, fora do “vermelho”, as taxas de juros são menores e a oportunidade de financiar é muito maior.

 

Entenda o financiamento

Se a análise de crédito deu certo, você precisa entender o financiamento. A entrada corresponde de 20% a 30% do valor total do carro. Na maioria dos casos, vale ressaltar. 

 

Por conseguinte, os outros 80% ou 70% do custo total são divididos em parcelas, com ou sem juros. Seguindo o modelo da negociação acordado em contrato. Tanto os juros quanto as parcelas variam conforme o pagamento sinalizado. 

 

É bom mencionar que quanto maior for a entrada, menor serão os juros e o número de parcelas. 

 

Na compra do carro 0km, em algumas ocasiões, o comprador pode adquirir o veículo sem entrada. Mas lida com parcelas bem salgadas.

 

Agora, se deseja fugir dos juros e do parcelamento arrastado, pode pagar uma única vez. Se souber como economizar por um tempo.

 

Como juntar o dinheiro todo para o meu primeiro carro

Quem nunca imaginou: Como vou comprar meu primeiro carro? Decerto, a liberdade de ir e vir no seu próprio automóvel traz motivações. Não é mesmo? Uma delas é viver hábitos econômicos, a fim de garantir a compra de um bom veículo. 

 

Se quer começar a juntar esse dinheiro, reflita sobre seu consumo. Responda às seguintes perguntas:

  • Para onde vai a sua renda mensal? 
  • Quais são as suas prioridades atualmente?
  • Quais são os gastos dispensáveis para você?
  • Qual é o valor possível para ser reservado de mês a mês? R$ 50? R$ 200?

 

Todo estudo é válido para evitar uma “bola de neve”. Ou mesmo, o drama de se perder nas contas e ver o nome negativar.

 

Então, antes de juntar o dinheiro todo, faça uma ponderação. Defina as respostas para essas perguntas. Diminua sua ida a restaurantes caros, economize no consumo de energia, escolha um lazer gratuito. Adeque-se a uma nova rotina. No final, tudo valerá a pena!

 

Desse modo, mesmo separando uma quantia pequena, tudo pode mudar. E quando menos esperar, os valores podem aumentar. Por isso, não desanime! Tenha disciplina para realizar o seu sonho!

 

Nada nessa vida é fácil, não é mesmo? Mas estabelecendo metas e sendo fiel a elas, tudo se torna possível. Portanto, mantenha o foco em seu primeiro carro. Financie ou junte o dinheiro todo de acordo com suas condições no momento.

 

Por Priscila de Almeida