Cotidiano

Meteorologia alerta para fortes temporais na região

Toledo – Com rajadas de vento que ultrapassaram os 50 quilômetros por hora em cidades como Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Palotina, os temporais chegaram à região ontem trazendo descargas elétricas, granizo e pelo menos 15 milímetros de precipitação, em média.

A chuva foi provocada por uma instabilidade atmosférica que promete marcar presença pelo Estado até esta quinta-feira. Aliás, para hoje há previsão de muita água e alertas para vários municípios com ventos que podem beirar e até ultrapassar os 100 km/hora. “Estamos com mais cara de primavera do que de inverno, apesar de a estação só chegar sábado. Estas instabilidades são a cara da primavera e foram elas que trouxeram chuva forte, ventos e até granizo para o Paraná, sobretudo em regiões onde estava mais quente, como é o caso do oeste”, afirmou a meteorologia do Simepar, Ana Beatriz Porto.

Ontem, por volta das 16h, era possível identificar no site do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) situações peculiares a fortes temporais. Para Cascavel estavam previstos para hoje 67 milímetros de chuva com rajadas de ventos que poderiam se aproximar dos 90 km/h. Em Foz do Iguaçu a previsão era de rajadas de até 70 km/h, e muita chuva.

A pior condição do oeste, com alerta máximo para hoje, era para Toledo, com ventos que poderiam chegar aos 108 km/h, classificado como risco de formação de tornados, e em Palotina, com 98 km/h e 56mm de precipitação.

Pouco tempo depois a previsão no site era outra, com redução na velocidade dos ventos para hoje para cada uma dessas cidades.

A meteorologista explica que isso ocorre porque a previsão no site é feita direto pela modelagem, com base no sistema operacional vigente no momento da leitura dos dados e que pode sofrer alterações no decorrer do dia. “De todo modo, se essas condições se confirmarem, elas são caracterizadas como fortes tempestades com possibilidade de se transformarem em um tornado caso as nuvens funil toquem o solo, e elas causam muitos estragos. De todo modo, consideramos rajadas acima de 55 km por hora como fortes, por questões de laudos e por aquilo que elas podem danificar”, destacou.

Este fim de inverno está se revelando bastante molhado, bem diferente do mês de setembro do ano passado, quando não choveu um único milímetro na região. Agora, do dia 1º até a última terça-feira, sem considerar a chuva de ontem, já havia sido registrado em Cascavel 122 mm, quando a média histórica para o mês é de 130. Considerando uma média de 15 mm ontem e mais os previstos para hoje, os medidores ultrapassarão, com facilidade, os 200 mm de precipitação.

Apesar dessa chuvarada toda, não há previsão de queda nas temperaturas. O tempo deve firmar no fim de semana e os termômetros variam nos próximos dias dos 17ºC até os 31ºC. Essa condição específica será vivenciada no domingo. Pode voltar a chover na segunda-feira e o nível de instabilidade promete seguir até quinta-feira da próxima semana.

A primavera começa neste sábado.