Cotidiano

Meteoro assusta moradores na Austrália: ?como um mini Sol?

meteoro.jpg

RIO ? Um brilho intenso nos céus, seguido por uma explosão e um tremor de terra, assustou os moradores de Queensland, no nordeste da Austrália, por volta das 20h30 desta segunda-feira, pelo horário local. De acordo com especialistas, a explicação mais provável é que o fenômeno tenha sido provocado pela queda de um meteoro de grandes proporções, com mais de um metro de diâmetro.

LINKS NASA

? Era uma grande bola brilhante no céu, como um mini Sol ? disse um morador da cidade de Emerald, à emissora local ABC.

O serviço geológico da Austrália detectou, no mesmo horário, um pequeno tremor de terra nas proximidades da cidade de Gladstone, e informou que o mesmo não fora causado por um terremoto.

Em entrevista ao ?Gladstone Observer?, o astrofísico Johnathan Powell, da Universidade Harvard, afirmou que o fenômeno deve ter sido provocado por um meteoro, que se chocou com a Terra ou explodiu na entrada na atmosfera, gerando uma onda de choque.

? Não foi um cometa, senão Queensland não existiria mais ? disse Powell. ? Isso parece um grande meteoro, o primeiro em muitos anos tão grande. Eu estimo uma rocha com cerca de um metro de diâmetro, grande o suficiente para deixar fragmentos.

Pelas redes sociais, internautas compartilharam relatos sobre a experiência, apesar de poucas imagens terem sido captadas. Jacques Reimers contou que estava sentado em uma praia em Boyne Island quando viu o raro fenômeno:

meteoro

?Parecia como uma imensa estrela cadente que iluminou a praia. Então, cerca de um minuto depois, um grande estrondo e a onda de choque vieram da água e sacudiram o meu carro. Foi uma experiência incrível?, disse.

Os meteoros, conhecidos popularmente como estrelas cadentes, são os fenômenos luminosos provocados pela entrada de um meteoroide na atmosfera do planeta. Quando o fragmento atinge a superfície, ele passa a se chamar meteorito.