Cotidiano

Metade da produção da Volvo será elétrico até 2025

A Volvo Cars reforça sua aposta na eletrificação de sua gama de veículos com foco na China, o maior mercado do mundo

Com o compromisso firmado no ano passado de que todos os lançamentos a partir de 2019 serão de veículos híbridos leves, híbridos plug-in ou 100% elétricos, a Volvo Cars planeja vender, até 2025, 50% de seus modelos dotados com essa tecnologia. A estratégia posiciona a fabricante sueca como um poderoso participante na China, o maior mercado mundial de carros elétricos.

O governo chinês deseja que esses automóveis respondam por mais de 20% das vendas anuais de carros no país até 2025, o que equivale a mais de sete milhões de veículos. “Em 2017, assumimos o compromisso de eletrificar nossa gama em preparação para uma era além do motor de combustão interna”, disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars. “Hoje reforçamos e expandimos esse compromisso no mercado mundial líder de carros eletrificados. O futuro elétrico da China é o futuro elétrico da Volvo Cars”.

Atualmente, a Volvo Cars produz o S90 e o S90L T8 na China. Esta semana marca o início da produção do XC60 T8, também na Ásia, o que significa que, em breve, todas as três fábricas da marca no país – Lugiao, Chengdu e Daqing – produzirão carros plug-in híbridos ou elétricos a bateria.

Com a abertura do Salão do Automóvel de Pequim no último dia 25, a marca reforçará visualmente sua posição como líder do setor em eletrificação, com todos os carros em exibição conectados. Pela primeira vez, a fabricante participa de uma mostra automotiva apenas com veículos híbridos plug-in.

Lado a lado no estande, a marca exibe seus três SUVs: o XC90, o XC60 e o novo XC40, que contará ainda com a primeira aparição pública de sua versão híbrida plug-in T5.

Eleito Carro do Ano Europeu de 2018, o XC40 acumula mais de 60 mil pedidos em todo o mundo desde seu lançamento, no final de 2017, embora a Volvo Cars ainda não comercialize o modelo na China.

O sucesso inicial do XC40 apoia as expectativas da fabricante sueca na forte demanda por seu novo SUV na China. Elas também são sustentadas pelas previsões de crescimento do segmento nos próximos cinco anos, bem como pela crescente população de classe média e tendências de aumento do PIB chinês impulsionadas pelo consumo doméstico.

A China é o maior mercado individual da Volvo Cars e, este ano, apresentou um acréscimo de vendas de 23,3% no primeiro trimestre, contribuindo para o crescimento de 14% nas vendas globais do primeiro trimestre da empresa. As vendas de carros da Volvo no país asiático em 2017 superaram 100 mil unidades pela primeira vez.

Toyota anuncia 3º turno

em Sorocaba e Porto Feliz

A Toyota iniciou processo de contratação para suas unidades industriais de Sorocaba e Porto Feliz, ambas no Estado de São Paulo. Serão, ao todo, 870 novos empregos com o intuito de aumentar o volume de produção das atuais 108 mil unidades por ano para 160 mil unidades por ano. O turno adicional nas duas plantas começará em novembro deste ano.

O início do terceiro turno nas duas plantas da marca produzirá, também, impacto na cadeia de suprimentos, com geração de 700 novos postos de trabalho nos fornecedores de Sorocaba.

A decisão da Toyota em operar por 24 horas naquelas instalações foi baseada em seu plano de crescimento sustentável. Com seu novo compacto premium, o Yaris, com início de vendas programado para o segundo semestre deste ano, a Toyota aumentará a oferta de produtos para os mercados brasileiro e latino-americano. O Yaris estará posicionado entre o sedã médio Corolla, líder de vendas em sua categoria, e o Etios, que tem obtido, desde 2012, expressivo crescimento de vendas na região.

Desta forma, a marca visa equilibrar a oferta dos modelos com a demanda destes mercados, a fim de oferecer aos consumidores locais a melhor experiência de compra e propriedade de um veículo automotor.