Cotidiano

Meta é vacinar 84.841 pessoas contra a gripe

Considerando os 25 de municípios na 10ª Regional de Saúde, 146 mil pessoas deverão ser imunizadas

A campanha de vacinação contra a gripe teve início ontem e segue até o dia 26 de maio. Em Cascavel a meta é vacinar 84.481 pessoas pelo grupo prioritário. Considerando os 25 de municípios na abrangência da 10ª Regional de Saúde, 146 mil pessoas deverão ser imunizadas. 

Logo no primeiro dia, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município ficaram movimentadas. Maila de Almeida, grávida de oito meses de gêmeas, foi até a unidade do Bairro Claudete em busca da vacina. “É importante manter esse cuidado com a saúde e também aproveitei para tomar vacina contra a hepatite”, diz a gestante.

O repasse das doses que previnem contra três vírus da influenza: H1N1, H3N2 e vírus Influenza B, ocorre em três etapas. Até o momento a 10ª Regional recebeu 30% do total previsto para atender o público-alvo em Cascavel e região. “É importante que a população procure a unidade de saúde mais próxima de casa e garante a imunização. O objetivo é reduzir o estágio grave da doença, internamentos e até mesmo óbitos”, destaca a coordenadora de imunização, Janice Barazetti. Em todas as unidades, no Dia D – 13 de maio, haverá atendimento das 8h às 17h.

GRUPO PRIORITÁRIO

Pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a quatro anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional têm direito à vacina.

Uma novidade para 2017 é a inclusão, pelo Ministério da Saúde, de professores das redes pública e privada que comprovadamente estão na ativa no ensino fundamental, médio e superior. No Paraná, esse público é estimado em 144 mil profissionais.