Cotidiano

Mestrado profissional ajuda a impulsionar carreira e negócios

Prof. Leonardo Lima #1.jpgmbaRIO – Nem só do universo acadêmico vive o mestrado. Mergulhar numa especialização deste nível pode impulsionar a carreira de quem está no mercado e ajudar nos negócios. Como afirma o diretor da companhia de recrutamento ZRG Partners Brasil, Aldo Bergamasco, a continuidade na formação é um fator relevante na capacitação de um executivo para galgar espaços maiores em sua trajetória profissional.

? Isso representa atualização de conceitos, ferramentas e tecnologias, além de abertura para novas visões sobre como direcionar sua empresa ? resume ele, que é especialista em recrutamento de pessoas em nível de diretoria.

Fazer um curso deste nível foi determinante na carreira de Maurício Portela. Na década de 90, ele abriu uma empresa para desenvolver sites junto com amigos. Na época, a internet estava começando no Brasil e a visão do grupo era ótima. Mas a execução não funcionou. Quatro anos depois, eles decidiram abrir mão do negócio.

? Neste momento, percebi que precisava dar mais base de negócios para a minha formação técnica. Então, comecei o mestrado no Coppead, na UFRJ ? conta ele. ? Assim que terminei, vi como tinha me tornado um profissional com uma visão muito mais completa. Empreendi de novo, desta vez com sucesso, e a formação de negócios misturada com a minha formação técnica foi fundamental para meu crescimento.

Na ocasião, Portela foi um dos fundadores do Esporte Interativo, recentemente adquirido pela Turner Broadcasting System Latin America, companhia da qual ele virou vice-presidente. Mesmo com o sucesso nos negócios, ele não deixou os estudos de lado.

? Vejo isso como uma oportunidade de formação da nossa base como profissional. Estou sempre de olho em oportunidades para melhorar meus conhecimentos sobre como lidar com as pessoas que trabalham com a gente ? conta ele.

O diretor do Coppead, Vicente Ferreira, também defende que um curso qualificado pode ajudar muito na carreira. E, segundo ele, os profissionais têm essa consciência. Tanto que as vagas do mestrado em Administração, com duração de um ano e meio a dois anos, têm sido muito disputadas.

? Na turma atual, por exemplo, a concorrência foi de sete candidatos por vaga ? ilustra ele.

Ferreira explica que a ideia é formar um gestor completo. Os estudantes cursam as disciplinas obrigatórias, eletivas e depois desenvolvem um trabalho de pesquisa para a dissertação.

? Temos alunos trabalhando em diversas áreas, como finanças, estratégia, marketing e operações. Mas todos saem com conhecimentos amplos de gestão ? afirma Ferreira. ? O curso desenvolve, ainda, outras habilidades indispensáveis para a carreira executiva. Temas como tomada de decisão, liderança, trabalho em equipes globais e gestão do tempo são exercitados diariamente.

A Escola de Negócios da PUC-Rio também oferece a especialização em Administração de Empresas neste nível. Segundo o coordenador do Programa de Mestrado Profissional da instituição, Leonardo Lima, quem esta no mercado busca conhecimentos mais aprofundados em função da atual demanda por um corpo gerencial mais qualificado. Isso virou requisito para o desenvolvimento da carreira.

? As empresas têm grande interesse nos profissionais que buscam novas fronteiras do conhecimento, sem perder de vista a aplicabilidade ? observa Lima.

Mas, para fazer um curso dessa complexidade, é preciso muito planejamento. Segundo Lima, o profissional deve se organizar para dedicar cerca de 15 a 20 horas semanais às aulas, além de estudos e outras atividades extraclasse, durante dois anos.

PLANEJAMENTO PARA O SUCESSO

A advogada Juliana Binhote é um exemplo. Ela investiu no mestrado da PUC-Rio para se aprofundar na gestão das empresas em que trabalha. Incentivada pelos próprios gestores, Juliana tem aproveitado ao máximo o conhecimento adquirido.

? Como a empresa incentiva os funcionários a buscarem novos conhecimentos, a ideia do mestrado foi bem recebida por lá ? conta ela. ? Então, a flexibilidade de horários aliada à compreensão da alta gestão permitem a minha organização. Para conseguir acompanhar a carga de leitura, também é necessário abdicar de algum tempo ?livre? com a família e os amigos. Mas, neste caso, trata-se de um investimento a longo prazo.