Esportes

Messi é ausência em primeiro dia de julgamento por fraude fiscal

O argentino Lionel Messi e seu pai, Jorge Horacio, não compareceram ao primeiro dia de julgamento por fraude fiscal em Barcelona, na Espanha, nesta terça-feira. Messi é obrigado a comparecer apenas no dia 2, quando está marcado seu depoimento como parte acusada por sonegar impostos no valor de 4,16 milhões de euros.

A fraude fiscal diz respeito a direitos de imagem recebidos pelo argentino em seu contrato com o Barcelona, entre 2007 e 2009. A defesa alegou, neste primeiro dia de julgamento, que Messi e seu pai receberam uma pressão incomum do Fisco espanhol nos últimos dois anos de investigações. A mãe do atacante argentino se valeu do direito de não depor, o que abreviou a sessão desta segunda-feira.

Messi argumenta que apenas assinava, sem ler, os contratos investigados pelo Fisco espanhol. O jogador afirma que assuntos financeiros eram tratados por seu pai, Jorge Horacio.

— Leo está bem, muito tranquilo e chegará na quinta para depor. Nossa estratégia será o contragolpe, de acordo com os ataques da acusação — explicou o advogado do jogador, Enrique Bacigalupo, ao jornal “Marca”.

O julgamento de Messi está previsto para acontecer até dia 3, data que coincide com o início da Copa América Centenário, nos EUA. A seleção argentina, contudo, estreia apenas na segunda-feira, dia 6, contra o Chile.

O atacante se preparava para a competição com a seleção argentina, nos EUA, mas retornou à Espanha para o julgamento. No sábado, Messi participou da vitória por 1 a 0 no amistoso contra Honduras, quando sofreu uma lesão na região lombar após se chocar com um adversário. Messi é dúvida para a estreia contra o Chile.