Cotidiano

Mesmo sem esperar aumento, comércio se mantém otimista

Cascavel – A variedade de brinquedos e de valores coloca os pais em dúvidas no momento das compras. É por isso que Ester de Souza já começou a fazer pesquisas em lojas e até o Dia das Crianças garante alegrar não apenas do filho. “Pretendo comprar algum presente para ele e também para afilhados e filhos de amigos. Eles esperam tanto por esse dia que não podemos deixar de levar pelo menos uma lembrancinha”, comenta a mãe.

A data tão esperada pela criançada também é vista com otimismo pelo comércio que já se prepara com uma variedade de presentes para o dia 12 de outubro.

Embora o Dia das Crianças, assim como outras datas comemorativas, seja atrativo, comerciantes apostam nas vendas, mas sem grandes expectativas de aumento em relação ao ano passado.

“Sem dúvida a data é atrativa e o comércio depende dessas comemorações, porém não há como prever aumento nas vendas até mesmo pelos resultados das datas comemorativas anteriores”, explica o vice-presidente de produtos e serviços da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), Claudemir Machado.

Opções de presentes não faltam, mas as famílias estão cautelosas até mesmo por conta do período econômico que está se reestabelecendo. “O Dia das Crianças tem grande apelo emotivo. Acreditamos que os pais não deixarão de presentear os filhos, mas farão a escolha dentro do seu orçamento”, complementa Machado.

Apesar desse cuidado, eletrônicos e novidades apresentadas no mercado, que têm o valor mais elevado, se sobressaem em relação aos brinquedos tradicionais. “Falo isso com a experiência de pai e vejo que tudo aquilo que é conectado com a tecnologia atrai as crianças, a exemplo de tabletes e celulares”, comenta o vice-presidente de produtos e serviços da Faep.

Promoções

Em uma das lojas de departamento em Cascavel, desde o início da semana não param de chegar produtos para o público infantil. A estratégia para atrair os consumidores são as promoções e os parcelamentos. “Toda a linha de brinquedos, eletrônicos e também de artigos de banho com personagens infantis conta com ofertas e pode ser parcelada em dez vezes”, afirma a gerente-geral, Viviane Aparecida Soares.

O movimento que por enquanto é tranquilo, mas a partir do pagamento dos salários deve se intensificar. “A maioria dos pais ainda está pesquisando preços e a partir do dia 1º de outubro as vendas aumentam”, acrescenta a gerente.

Reação

Segundo o vice-presidente de produtos e serviços da Faep, dificuldades financeiras decorrentes do momento econômico fizeram o consumidor mudar o comportamento. “Observamos que antes de gastar, muitos procuram regularizar as dívidas”.

No entanto, ele acrescenta que a expectativa de vendas no comércio para o fim do ano pode ser melhor, devido ao fator emotivo proposto pelo Natal. “Temos sempre que nos manter otimistas e sabemos que no fim do ano o comércio reage, porém a tendência é de que as vendas se mantenham como no Natal do ano passado já que a economia se comportou praticamente igual”, esclarece.

Intenção

Pesquisa da Fecomércio-PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) revela que neste ano os paranaenses estão menos propensos a presentear no próximo dia 12 de outubro. Neste ano, 57,6% dos consumidores pretendem agradar as crianças. Em 2016, 62% planejavam presentear e, em 2014, a intenção de compras chegou a 82%.

No entanto, consumidores que afirmaram comprar presentes terão um gasto maior do que em 2016. Segundo sondagem da Fecomércio-PR, o tíquete médio será de R$ 79,53 no Paraná. Ano passado, o valor médio foi de R$ 75. Na avaliação da Federação, o valor do presente contribuirá para compensar a redução na intenção de compra, o que deve manter as vendas praticamente no mesmo patamar do ano passado.