Cotidiano

Merkel: Terrorismo islâmico é o maior teste para a Alemanha

GERMANY-POLITICS-NEW YEAR-MERKELBERLIM ? O terrorismo islâmico é o maior teste que enfrenta a Alemanha, disse neste sábado a chanceler alemã, Angela Merkel, em um discurso de Ano Novo em que ela prometeu promulgar leis que irão melhorar a segurança depois de um atentado em Berlim pouco antes do Natal.

Merkel descreveu 2016 como o ano em que muitos tiveram a impressão de que o mundo ?estava de cabeça para baixo? e pediu aos alemães para darem as costas ao populismo, afirmando que é de interesse do país assumir um papel de liderança ao abordar os desafios enfrentados pela União Europeia (UE).

? Muitos associam 2016 à sensação de que o mundo estava de cabeça para baixo ou de que aquilo que por muito tempo foi considerado uma conquista agora está sendo questionado. A União Europeia, por exemplo ? disse Merkel.

Liberais do outro lado do Atlântico têm elogiado Merkel como uma âncora de estabilidade e razão em um ano que viu Donald Trump ganhar a presidência dos Estados Unidos, o Reino Unido votar em favor de abandonar a União Europeia e no qual as relações entre Washington e Moscou se deterioraram a níveis não vistos desde a Guerra Fria.

Ela comparou o Brexit com uma ?incisão profunda? e disse que, mesmo quando a UE é ?lenta e difícil?, seus Estados membros deveriam se concentrar nos interesses comuns que transcendem os benefícios nacionais.

O número recorde de imigrantes prejudicou a popularidade da chanceler. No entanto, ainda assim espera-se que os conservadores de Merkel ganhem as eleições gerais dentro de nove meses.