Cotidiano

Merkel sugere que euro está muito baixo para Alemanha

GERMANY-MUNICH-SECURITY-CONFERENCEMUNIQUE – A chanceler federal alemã Angela Merkel sugeriu neste sábado que o euro está muito depreciado para a Alemanha, mas deixou claro que Berlim não tem poder para resolver o problema, pois a política monetária é determinada pelo Banco Central Europeu (BCE), que é independente. euro 1802

Merkel fez seus comentários na Conferência de Segurança de Munique, com a presença do vice-presidente dos Estados Unidos Mike Pence. Eles pareciam destinados a abordar as recentes críticas de um consultor de comércio ao presidente Donald Trump, que acusou a Alemanha de lucrar com um euro ?grosseiramente desvalorizado?.

? Temos no momento na zona do euro claro um problema com o valor do euro ? disse Merkel numa menção incomum sobre política cambial.

Ela afirmou, ainda, que as políticas do BCE não são pensadas para seu país:

? O BCE tem uma política monetária não orientada para a Alemanha, em vez disso, é adaptada (para países) de Portugal a Eslovênia ou Eslováquia. Se ainda tivéssemos o marco (alemão) ele teria com certeza o valor diferente do que o euro tem no momento. Mas essa é uma política monetária independente sobre a qual eu não tenho influência como chanceler alemã.

O euro caiu quase 25% ante o dólar nos últimos três anos, alcançando a mínima de US$ 1,034 em janeiro. Ele subiu desde então para aproximadamente US$ 1,061.