Cotidiano

Merkel é reeleita líder dos conservadores alemães com 89,5% dos votos

GERMANY-MERKEL_BERLIM ? A chanceler alemã, Angela Merkel, foi reeleita nesta terça-feira presidente da União Democrata Cristã (CDU) com 89,5% dos votos, duas semanas depois ter anunciado a intenção de tentar um quarto mandato como chefe de Governo. A votação ocorreu durante um congresso do partido em Essen, com a participação de quase mil delegados.

Merkel foi reeleita pela 9ª vez presidente da CDU, um partido que dirige há 16 anos. Depois de 11 anos no poder, a chanceler é a governante mais longeva nos países ocidentais e se aproxima dos recordes nacionais de Konrad Adenauer (14 anos) e de seu mentor Helmut Kohl (16 anos). Única candidata ao comando da CDU, Merkel, de 62 anos, fez um discurso de 75 minutos a seus partidários.

Merkel se mostrou firme na defesa dos valores da Alemanha e da Europa, afirmando querer proibir o véu integral ?nos locais onde é juridicamente possível?.

Seu ministro do Interior, Thomas de Maizière, já havia apresentado um projeto neste sentido, banindo a vestimenta islâmica que esconde o rosto na administração pública, escolas, universidades e tribunais. Merkel insistiu que ?a lei alemã prevalece sobre a sharia? (lei islâmica).

ARMA CONTRA O POPULISMO

Ovacionada por seus pares, Merkel é apresentada como a principal arma contra a ascensão do populismo, após as vitórias de Donald Trump e do Brexit, e alertou para “soluções simplistas” oferecidas pelas direitas populistas e extremistas.

? O mundo não é preto e branco ? disse a chanceler, sem mencionar diretamente o crescimento rápido e sem precedentes da direita populista Alternativa para a Alemanha (AFD).

? Devemos permanecer céticos em relação a respostas simplistas porque raramente fazem avançar nosso país ? disse ela.

Merkel advertiu que a campanha seria a mais difícil desde a reunificação em 1990.

? Não vai ser divertido ? afirmou, apontando para uma forte polarização da sociedade.

Depois de uma queda nas pesquisas no final do ano passado e início de 2016 devido à crise de refugiados, a CDU voltou para os trilhos. Desde o anúncio da candidatura de Merkel, o partido subiu nas pesquisas, com 37%, contra 22% para os social-democratas.