Cotidiano

Merkel e Hollande pedem unidade europeia frente a desafios do governo Trump

GERMANY-FRANCE_-GI033G210.1.jpg

BERLIM ? A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, François Hollande, reforçaram seu apelo por unidade entre as nações europeias frente às crescentes ameaças internas e externas. Os líderes vêm expressando preocupação com o avanço do populismo no continente e o risco de os Estados Unidos abandonarem o livre comércio. E Hollande falou especificamente do novo governo americano, liderado pelo presidente Donald Trump, a que chamou de um desafio para a União Europeia (UE).

? Falemos muito francamente: há desafios que a o governo americano traz no referente às regras comerciais e também no que diz respeito à qual deve ser a nossa postura para resolver conflitos no mundo ? declarou o presidente francês. ? O que ameaça a Europa não vem só de fora. Também vem de dentro. Isso significa a ascensão de extremistas que usam fatores externos para causar distúrbio internamente.

Merkel também se pronunciou sobre o avanço da onda populista dentro e fora da Europa. Partidos nacionalistas veem no início do governo Trump uma oportunidade de ganhar espaço político ? sobretudo, nas eleições cruciais que acontecerão ao longo do ano em vários países europeus, como França, Holanda e Alemanha.

? A Europa enfrenta grandes desafios internos e externos que só podemos dominar trabalhando juntos ? disse Merkel em pronunciamento à imprensa ao lado de Hollande. ? Precisamos de um compromisso claro e comum com a União Europeia, com o que conquistamos e com os valores de nossas democracias progressistas e democráticas.