Cotidiano

Merkel chama situação de Aleppo de vergonha para a comunidade internacional

BERLIM ? A chanceler alemã, Angela Merkel, classificou nesta terça-feira de vergonhosa a incapacidade da comunidade internacional de ajudar Aleppo. Epicentro da guerra civil na Síria, a cidade é alvo de constantes bombardeios enquanto se vê dividida entre rebeldes e forças leais ao governo do presidente sírio, Bashar al-Assad. Nos últimos dias, as tropas do regime retomaram mais da metade dos bairros controlados por insurgentes, provocando intensos confrontos que levaram milhares de pessoas a fugir das suas casas.

? Aleppo é uma vergonha. É uma vergonha que não tenhamos conseguido estabelecer corredores humanitários, mas devemos seguir lutando ? disse Merkel em um congresso do seu partido, enquanto a chanceler lança sua candidatura para um quarto mandato em 2017. ? O combate contra a assimétrica ameaça do terrorismo islâmico deve ser travado em comum. Mas, ao invés disso, Rússia e Irã apoiam o regime de al-Assad em sua atuação brutal contra sua própria população.

Merkel também criticou parte da sociedade alemã, que não se mobiliza diante do sofrimento da população síria e, segundo a chanceler, prefere encher as ruas para denunciar um projeto de acordo de livre comércio com os Estados Unidos ? a chamada Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP, na sigla em inglês). Dezenas de milhares de alemães protestaram contra o projeto nos últimos anos.

A situação em Aleppo, onde as forças governamentais retomaram uma grande parte dos bairros rebeldes, volta a provocar tensões diplomáticas. A Rússia acusou nesta terça-feira os Estados Unidos de terem cancelado as conversas sobre a cidade síria, que deveriam ser realizadas entre especialistas dos dois países amanhã em Genebra.