Cotidiano

Merkel: Brexit é um golpe contra Europa e processo de unificação

BERLIM — A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou ter convidado os líderes da França e Itália, assim como o presidente do Conselho Europeu, para uma reunião em Berlim na segunda-feira para discutir como garantir a unidade europeia após o Reino Unido decidir deixar o bloco de 28 países. Ela classificou o triunfo do Brexit de um “golpe contra a Europa e o processo de unificação”.

— A Alemanha possui um interesse particular e uma responsabilidade particular no sucesso da unidade europeia — disse Merkel a repórteres em Berlim. — Eu convidei o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, para conversas em Berlim na segunda-feira.

Merkel disse que é importante que todos os outros 27 Estados membros da UE analisem a situação juntos de uma maneira calma e sóbria e não apressem quaisquer decisões.

— Tomamos nota com pesar a decisão da maioria da população britânica — disse a chanceler. — É um golpe contra a Europa, um golpe contra o processo de unificação europeia.