Cotidiano

Merkel alerta para tendências protecionistas e aponta riscos

GERMANY-POLITICS-PARTY-CDU-MERKELPERL-NENNIG (Alemanha) – A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou neste sábado para tendências protecionistas, apontou para os riscos para o mundo e defendeu que os Estados Unidos se mantenham dentro da cooperação multilateral.

? Minha convicção profunda é que há mais vantagens em avançar juntos que quando cada um resolve seus problemas. Estou realmente convencida, é minha atitude constante ? disse ela.

Após uma reunião de seu partido, Merkel afirmou que os países estarão melhor se trabalharem juntos e citou o exemplo da crise financeira mundial que começou nos Estados Unidos em 2008.

? Não foi uma resposta baseada em isolamento, mas uma resposta baseada em cooperação, em normas comuns de regulação, incluindo os mercados financeiros.

Ao ser consultada sobre quando será sua primeira reunião com Trump, Merkel disse que isso pode ocorrer durante a cúpula do G-7 (sete maiores economias mundiais) em maio, na Sícilia, ou na do G-20 (que reúne as principais economias do mundo), em julho, na Alemanha.

Os Estados Unidos são o parceiro comercial mais importante da Alemanha e a retórica protecionista do presidente eleito, Donald Trump, tem preocupado exportadores da maior economia europeia. Em 2017, a Alemanha ostenta a presidência do G-20 (que reúne as principais economias do mundo).