Cotidiano

Mergulhador perdido a 16km da costa se salva nadando de madrugada

barco-resgate.jpg

RIO – Um homem de 46 anos passou oito horas perdido no Oceano Índico, durante a madrugada desta sexta-feira, e conseguiu se salvar nadando até a costa ? a 16 km do ponto em que ele se perdeu. Gene McClymans estava com um amigo mergulhando em barreiras de corais na área da cidade de Geraldton, na Australia, quando não encontrou seu barco ao voltar para a superfície ? a corda da âncora havia arrebentado. Seu companheiro, no entanto, conseguiu encontrar a embarcação e chamou equipes de resgate às 19h (no horário da Austrália). Segundo relatos, ao chegar em terra, McClymans estava perto de sofrer uma hipotermia, que pode ser fatal, e foi levado para o hospital.

As equipes de resgate, contando com três barcos e uma aeronave, enfrentaram condições adversas nas buscas, incluindo a escuridão e ondas fortes. Isto impediu que as faixas refletivas de seu colete fossem avistadas.

? Aparentemente, as equipes passaram perto dele em várias ocasiões. Ele não tinham nenhuma forma de sinalização. Nestas condições nebulosas, era como achar uma agulha no palheiro ? contou à ?Associated Press? Ian Beard, representante do Grupo Voluntário de Resgate Marinho de Geraldton.

Nas primeiras horas da madrugada, quando as equipes já estavam voltando para a costa para fazer novos planos de resgate, o mergulhador visualizou luzes na praia, onde seus familiares tentavam sinalizar o seu caminho de volta à terra firme. Uma hora depois, às 3h20m, o homem conseguiu concluir seu longo caminho pela sobrevivência, deixando todos impressionados.

? Não consigo imaginar como foi este reencontro. Foi uma grande nadada ? acrescentou Beard.

Segundo o representante do grupo de resgate, o barco que a dupla usava era muito pequeno para as condições do mar, não contava com um rádio para comunicação e, além disso, os mergulhadores não estavam usando localizadores pessoais ? items de segurança fortemente recomendados.