Cotidiano

Mergulhador descobre destroços de submarino britânico da Segunda Guerra

RIO — O mergulhador italiano Massimo Bondone alega ter descoberto os destroços do submarino britânico HMS P311, desaparecido na Costa da Sardenha, no Mediterrâneo, durante a Segunda Guerra Mundial. O caso está sendo investigado pela Marinha Britânica, que ainda não confirmou a descoberta, mas alerta que caso seja confirmado, os restos devem ser respeitados e protegidos.

O P311 deixou Malta, ao sul da Itália, em dezembro de 1942 com 71 tripulantes a bordo para participar da Operação Princípio, um ataque aliado contra uma frota italiana na Sardenha. O contato com a embarcação foi perdido no dia 31 daquele mês, aparentemente após o choque com uma mina.

Segundo Bondone, a descoberta foi realizada no último fim de semana, a cinco milhas náuticas da ilha de Tavolara, a cerca de 80 metros de profundidade. O submarino está praticamente intacto, inclusive com os corpos da tripulação em seu interior.

— Eu encontrei o submarino em excelentes condições, apenas a proa está danificada — contou Bondone ao Discovery News, dizendo acredita que o submarino continou hermético, o que implica que a tripulação teria morrido por falta de oxigênio. — Eu pensei imediatamente no destino daqueles homens que morreram lá embaixo.

O plano para a embarcação era usar torpedos humanos do tipo “Charriot” para atacar navios italianos. Segundo Paola Pegoraro, que forneceu a logística para o mergulho, o P311 foi identificado exatamente pela presença de dois “Charriots” fixados no lado externo do submarino.