Cotidiano

Merendeiras aprendem sobre compotas

O objetivo é melhorar a alimentação oferecida em escolas e, para as produtoras rurais, criar uma nova alternativa de renda à sua propriedade

Vera Cruz – A Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná, em parceria com Itaipu e Secretaria de Educação de Vera Cruz do Oeste, envolveu merendeiras e agriculturas em curso sobre produção de compotas. O objetivo é melhorar a alimentação oferecida em escolas e, para as produtoras rurais, criar uma nova alternativa de renda à sua propriedade.

O treinamento surgiu de demanda levantada por técnicos de campo da Biolare. As inscritas receberam informações sobre fabricação de doces e conservas, métodos de conservação, como pasteurização e, esterilização. As participantes também aprenderam a fazer conservas de diversos tipos de vegetais, doces, a exemplo da banana, até a produção de tomate seco e molho de tomate.

O objetivo da capacitação é a troca de saberes, a possibilidade do aproveitamento de produtos encontrados com facilidade nas propriedades rurais, como quiabo, vagem, beterraba, banana, entre outros, de maneira a conservá-los e até mesmo gerar uma fonte de renda adicional com a venda desses doces e conservas. Além de Vera Cruz do Oeste, curso com o mesmo conteúdo foi ministrado a agricultoras da Apong, a Associação de Produtores Rurais de Guaíra.